O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi consultado pelo Itamaraty antes da publicação de uma nota oficial em resposta a críticas indiretas do governo Donald Trump. A reação veio após uma postagem do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos na rede social X, que foi interpretada como uma provocação.
Segundo fontes diplomáticas, Moraes orientou sobre aspectos jurídicos e o teor da resposta brasileira. Até então, a política do Ministério das Relações Exteriores era evitar escaladas e não responder diretamente a provocações. No entanto, diante da publicação americana, a posição mudou e uma nota foi elaborada em tom firme e proporcional.
A diplomacia brasileira avalia que o embate está apenas começando e que houve uma "institucionalização" da tensão, ainda que o órgão responsável pela publicação tenha um nível hierárquico menor dentro do Departamento de Estado americano. Apesar disso, a manifestação foi vista como um gesto simbólico e relevante por parte do governo dos Estados Unidos.
A resposta do Itamaraty foi divulgada poucas horas após a postagem americana e reforçou a rejeição à politização de decisões judiciais. Internamente, há um consenso de que, caso o governo Trump intensifique as críticas e aumente a pressão sobre o Brasil, a situação pode se agravar. A diretriz do governo brasileiro, definida nesta quarta-feira (26), é manter uma postura firme e não recuar diante das investidas norte-americanas.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...