O ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, prestará depoimento à Polícia Federal nesta terça-feira (25) no âmbito da investigação que apura uma denúncia de importunação sexual contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. As acusações resultaram na demissão de Almeida do governo em setembro de 2024.
Na última terça-feira (18), o ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu mais 60 dias para a conclusão do inquérito, atendendo a um pedido da PF. O processo segue sob sigilo, pois os supostos crimes ocorreram quando Almeida ainda ocupava cargo ministerial.
O depoimento do ex-ministro deve ser um dos últimos antes da finalização do inquérito. Anielle Franco já foi ouvida pelas autoridades em outubro do ano passado. A depender do resultado das investigações, Almeida poderá ou não ser indiciado.
Às vésperas de seu depoimento, Almeida voltou a negar as acusações e declarou que Anielle Franco “se perdeu no personagem” ao denunciá-lo. Em entrevista ao UOL, publicada nesta segunda-feira (24), o ex-ministro sugeriu que tanto ele quanto a ministra foram “enredados” em uma “armadilha de fofocas”.
As declarações provocaram forte reação. Em nota, Anielle Franco classificou as falas de Almeida como “inaceitáveis” e o acusou de tentar “desqualificar as denúncias” por meio das redes sociais, um dia antes de comparecer à PF.
As denúncias contra Silvio Almeida vieram à tona em setembro de 2024, após a organização Me Too — conhecida pelo apoio a vítimas de violência sexual — afirmar que havia acolhido relatos de mulheres que acusavam o então ministro de assédio.
O caso gerou forte repercussão política e resultou na exoneração de Almeida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época, o ex-ministro negou veementemente as acusações, chamando-as de “mentiras” e “ilações absurdas” e atribuindo a polêmica a uma tentativa de destruir sua reputação.
Agora, com as investigações em fase final, o depoimento de Almeida será decisivo para os próximos desdobramentos do caso.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...