Alexandre de Moraes é processado nos EUA por suposta violação à soberania americana

Ação judicial movida pelas empresas Trump Media e Rumble acusa o ministro do STF de censura ao suspender conta de blogueiro investigado por desinformação
Por: Brado Jornal 19.fev.2025 às 08h34 - Atualizado: 19.fev.2025 às 08h37
Alexandre de Moraes é processado nos EUA por suposta violação à soberania americana
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media and Technology Group Corp, empresa vinculada ao ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, entraram com uma ação judicial conjunta contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo, que tramita na Flórida, alega que as decisões do ministro, que excluíram as contas do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, violam a soberania dos Estados Unidos, país onde as plataformas digitais envolvidas estão sediadas.

Em dezembro de 2023, o Rumble suspendeu suas operações no Brasil, justificando a decisão como uma resposta às "ordens injustas de censura" impostas por Moraes. A plataforma alegou que, para evitar as mesmas punições aplicadas ao X (antigo Twitter), que ficou suspenso no Brasil por dois meses, a empresa optou por sair do país. No entanto, no início de fevereiro, o Rumble voltou a operar no Brasil, e Moraes fez novas exigências à empresa, solicitando representação oficial para que ela recebesse suas ordens.

Chris Pavlovski, CEO do Rumble, acusou Moraes de tentar contornar o sistema legal americano ao emitir ordens sigilosas de censura, pressionando redes sociais americanas a banir Allan dos Santos globalmente. Além disso, a Trump Media and Technology Group Corp, dona da plataforma Truth Social, argumenta que qualquer restrição ao Rumble impactaria diretamente seus serviços de nuvem fornecidos à sua rede social, afetando, portanto, os negócios de Trump.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moro critica asilo de Nadine Heredia e compara caso ao de Cesare Battisti
Na publicação, o ex-juiz da Lava Jato ainda classificou Heredia como “a primeira-dama corrupta da Odebrecht”
Capitão Alden é o único deputado federal do PL na Bahia alinhado ao bolsonarismo
Parlamentar mantém posicionamento ideológico próximo ao do ex-presidente Jair Bolsonaro, diferentemente dos outros nomes da legenda no estado
Ex-presidente apresenta melhora na UTI, mas continua com restrições e sob cuidados intensivos
A orientação permanece a mesma: Bolsonaro não pode receber visitas e ainda não há uma data definida para sua saída da UTI.
Lula participa do casamento do neto em Sarapuí, no interior paulista
A cerimônia foi realizada no hotel Imperium Village Sarapuí, que pertence à vereadora Andrea Fazan (PSD), a segunda mais votada da região.
Carregando..