Projeto de lei autoriza porte de arma para conselheiros tutelares

Proposta visa proteger profissionais que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo a segurança em situações de risco
Por: Brado Jornal 18.fev.2025 às 10h20
Projeto de lei autoriza porte de arma para conselheiros tutelares
Arquivo/Agência Brasil

O Projeto de Lei 4016/24, que altera o Estatuto do Desarmamento, busca autorizar o porte de armas para conselheiros tutelares, profissionais responsáveis pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes. A proposta, de autoria do deputado Caveira (PL-PA), visa garantir que esses profissionais, frequentemente expostos a situações de risco e ameaças de violência, possam se proteger enquanto desempenham suas funções de zelar pelos direitos dos menores.

De acordo com o projeto, a autorização para o porte de arma será válida não apenas durante o mandato de quatro anos, mas também após o seu término, caso o conselheiro comprove estar sob risco de morte ou grave ameaça.

O deputado Caveira destacou que os conselheiros tutelares frequentemente lidam com casos de violência doméstica, abuso sexual, trabalho infantil e negligência, o que os coloca em situações de vulnerabilidade. Ele argumenta que, em muitas dessas situações, os profissionais enfrentam ameaças físicas e até de morte enquanto garantem o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Próximas Etapas

O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição, Justiça e Cidadania. Caso aprovado pela Câmara e pelo Senado, a proposta poderá virar lei e garantir o porte de arma a conselheiros tutelares sob risco de violência.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden é o único deputado federal do PL na Bahia alinhado ao bolsonarismo
Parlamentar mantém posicionamento ideológico próximo ao do ex-presidente Jair Bolsonaro, diferentemente dos outros nomes da legenda no estado
Moro critica asilo de Nadine Heredia e compara caso ao de Cesare Battisti
Na publicação, o ex-juiz da Lava Jato ainda classificou Heredia como “a primeira-dama corrupta da Odebrecht”
Ex-presidente apresenta melhora na UTI, mas continua com restrições e sob cuidados intensivos
A orientação permanece a mesma: Bolsonaro não pode receber visitas e ainda não há uma data definida para sua saída da UTI.
Lula participa do casamento do neto em Sarapuí, no interior paulista
A cerimônia foi realizada no hotel Imperium Village Sarapuí, que pertence à vereadora Andrea Fazan (PSD), a segunda mais votada da região.
Carregando..