O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou ao Brasil no último domingo (16) para uma visita oficial, acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e por uma delegação composta por 10 ministros. A comitiva permanecerá no país durante toda a semana, com o objetivo de realizar encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros líderes dos poderes, além de participar da 14ª Cimeira Brasil-Portugal.
A visita tem como foco o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países em áreas como defesa, segurança, justiça, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura. A primeira etapa da viagem ocorrerá em Recife (PE), onde Marcelo Rebelo de Sousa será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em reconhecimento à sua carreira acadêmica e política.
Na terça-feira (18), o presidente português seguirá para Brasília, onde cumprirá uma visita de estado, retribuindo a visita de Lula a Portugal em abril de 2023. Em Brasília, está prevista uma série de encontros, incluindo uma reunião bilateral com Lula, seguida por uma reunião ampliada, que resultará em uma declaração conjunta dos dois líderes. A comitiva também será recebida pelos presidentes do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), do Senado Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Ao longo da visita, os ministros portugueses terão encontros com seus equivalentes brasileiros para discutir questões comuns e assinar acordos de cooperação em áreas estratégicas. Para encerrar a visita, Marcelo Rebelo de Sousa entregará o Prêmio Camões à poetisa brasileira Adélia Prado e participará de um jantar no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...