A Polícia Federal (PF) acredita que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentará ainda nesta semana a primeira denúncia relacionada ao suposto golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros membros de seu governo. De acordo com fontes próximas, o procurador-geral Paulo Gonet Branco já teria a decisão pronta.
A denúncia deve ser direcionada contra Bolsonaro e o ex-ministro Walter Braga Netto, ambos acusados de crimes graves, como a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. As investigações apontam que os dois, junto a outros aliados, teriam participado de um plano para desestabilizar o governo, com possíveis penas somando até 28 anos de prisão.
A PF já havia indiciado Bolsonaro em novembro de 2024, junto com outras 39 pessoas, incluindo ex-ministros e generais de alta patente, como Augusto Heleno e o próprio Braga Netto. Ministros do STF têm pressionado para que o julgamento seja concluído até 2025, de forma a evitar que o caso impacte o cenário eleitoral de 2026. Se as denúncias forem aceitas, os investigados se tornarão réus, e o STF terá que marcar o julgamento do mérito.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...