A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (13), uma operação que visa desarticular um esquema de desvios de recursos de emendas parlamentares, destinados ao Hospital de Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul (RS). Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Brasília e em cinco cidades do Rio Grande do Sul, totalizando 13 ordens executadas.
Embora os nomes dos investigados ainda não tenham sido oficialmente revelados, a GloboNews apurou que o deputado Afonso Motta (PDT-RS) está envolvido na apuração. Um assessor do parlamentar é um dos alvos da operação, e o g1 está tentando contato com Motta para um posicionamento.
Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento de dois investigados de seus cargos e funções públicas, além do bloqueio de valores de contas de pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos envolvidos. Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu R$ 140 mil em dinheiro vivo com os alvos, incluindo o assessor de Motta.
De acordo com a investigação, parte do montante foi encontrada com um funcionário do hospital e um terceiro indivíduo não identificado, ambos supostamente envolvidos no esquema. A apuração ainda revelou a existência de um "contrato de propina", que detalharia o valor da emenda e o percentual destinado aos desvios. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...