Lula afirma que inflação está “controlada”, mas admite impacto nos alimentos e transporte

O presidente reconhece a alta nos preços dos alimentos como um desafio, enquanto governo busca alternativas para minimizar os impactos no custo de vida
Por: Brado Jornal 05.fev.2025 às 10h31
Lula afirma que inflação está “controlada”, mas admite impacto nos alimentos e transporte
Paulo Pinto/Agência Brasil

Em entrevista a rádios de Minas Gerais nesta quarta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a inflação no Brasil está “razoavelmente controlada”, embora tenha reconhecido o impacto da alta dos preços dos alimentos no orçamento das famílias brasileiras. Lula afirmou que o governo está trabalhando para conter os aumentos e evitar que a população seja ainda mais prejudicada.

“A nossa preocupação é evitar que os preços dos alimentos continuem prejudicando o povo brasileiro. Por isso, a gente tem feito reuniões sistemáticas com os setores. A carne está muito alta, temos outros produtos que estão [em] alta e nós precisamos discutir com os setores o porquê de esses preços crescerem tanto de 12 meses para cá. Nós vamos controlar a inflação”, declarou o presidente.

Lula também comentou sobre a possibilidade de reajustes nos combustíveis, destacando que, apesar do aumento no preço do diesel, os valores ainda estão abaixo dos registrados em dezembro de 2022. O presidente afirmou que o governo está avaliando formas de reduzir os impactos desses reajustes nos custos de transporte e alimentos, áreas diretamente afetadas pela inflação.

No entanto, a inflação de alimentos segue em alta e deve continuar pressionando os orçamentos das famílias, principalmente as de menor renda. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que alimentos como carnes, ovos, óleo de soja e café foram responsáveis pela maior parte do impacto na inflação de dezembro.

Além disso, o aumento nas passagens de transporte público também tem pressionado a inflação, afetando principalmente as famílias que ganham até R$ 5.304, como destacou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse aumento tem levado muitas famílias a readequar seus orçamentos para lidar com os gastos extras.

Embora Lula tenha afirmado que o governo está ciente da situação e busca soluções para a inflação, ainda não foram anunciadas medidas concretas para controlar os preços. Em declaração recente, o presidente destacou que, ao contrário de medidas passadas, como as do Plano Cruzado, ele não tomará ações intervencionistas ou que possam gerar mercados paralelos.

Enquanto isso, os brasileiros continuam a sentir os efeitos da inflação no seu cotidiano, com os preços mais altos nos supermercados e nos transportes. O governo agora enfrenta o desafio de implementar ações eficazes para amenizar esses aumentos e garantir maior estabilidade econômica para a população.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jojo Todynho critica Lula e declara apoio a Bolsonaro
Cantora questiona preços altos de alimentos e reforça proximidade com ex-presidente
Adolfo Menezes é reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia pela terceira vez
PSD consolida comando com vitória expressiva e participação feminina na mesa-diretora
"Marçal será candidato a presidência em 2026", diz ex-coordenador de campanha
Filipe Sabará revela desejo de ser prefeito de São Paulo em 2028 e faz críticas à gestão de Ricardo Nunes
Lula critica plano de Trump para Gaza: "São bravatas"
O presidente brasileiro questiona ações de Trump e a situação dos deportados brasileiros
Abraham Weintraub anuncia intenção de disputar eleição presidencial em 2026
Ex-ministro da Educação afirma que pretende se candidatar de forma independente
Abertura dos trabalhos na câmara de Lauro é marcada por protestos que exigem salários atrasados
Servidores municipais se concentraram em frente à Câmara de Vereadores para a manifestação
Carregando..