O deputado federal Mário Heringer (PDT-MG) protocolou nesta terça-feira (4) um projeto de lei na Câmara que visa proibir a inclusão de pessoas inelegíveis em pesquisas eleitorais. A proposta, embora não cite diretamente o nome de Jair Bolsonaro, tem como principal alvo o ex-presidente, que está inelegível devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o projeto seja aprovado, Bolsonaro não poderia ser incluído sequer nas pesquisas sobre as eleições de 2026.
Heringer justificou sua iniciativa com o argumento de que as pesquisas eleitorais não devem ser utilizadas para testar hipóteses de situações eleitorais que não são viáveis legalmente, como no caso de candidatos considerados inelegíveis por decisão judicial definitiva. Ele afirmou que a lei é necessária para "evitar a caducidade da legislação eleitoral brasileira frente ao avanço de forças políticas exóticas".
Recentemente, o nome de Bolsonaro não foi incluído em uma pesquisa sobre as eleições de 2026, justamente pela sua inelegibilidade. Contudo, em uma pesquisa espontânea realizada pelo instituto Quasest, o ex-presidente apareceu empatado com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, com 9% das intenções de voto dos entrevistados.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...