Novo trecho da delação de Mauro Cid é divulgado

Ex-ajudante de ordens cita nove dos 40 indiciados e descreve três grupos que orbitavam o ex-presidente após a derrota eleitoral em 2022
Por: Brado Jornal 27.jan.2025 às 08h41
Novo trecho da delação de Mauro Cid é divulgado
Antônio Cruz/Agência Brasil

O primeiro depoimento da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), trouxe novos detalhes sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo Cid, três grupos gravitavam em torno do ex-presidente: os “conservadores”, os “moderados” e os “radicais”.

O depoimento foi homologado em setembro de 2023 pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e tem servido como base para as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF)

Conservadores

Esse grupo, segundo Cid, buscava transformar Bolsonaro em um grande líder da oposição, sem recorrer a medidas radicais. Entre os integrantes estavam o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Bruno Bianco, ex-advogado-geral da União.


Moderados

Contrários a qualquer intervenção extrema, esses participantes reconheciam as “injustiças” do Brasil, mas defendiam aceitar o resultado das eleições. Faziam parte desse grupo o general Freire Gomes, então comandante do Exército, e o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.


Radicais

O grupo mais extremo estava dividido em dois núcleos: um defendia investigar supostas fraudes nas urnas, enquanto o outro apoiava ações armadas. Entre os citados estavam Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-presidente apresenta melhora na UTI, mas continua com restrições e sob cuidados intensivos
A orientação permanece a mesma: Bolsonaro não pode receber visitas e ainda não há uma data definida para sua saída da UTI.
Capitão Alden é o único deputado federal do PL na Bahia alinhado ao bolsonarismo
Parlamentar mantém posicionamento ideológico próximo ao do ex-presidente Jair Bolsonaro, diferentemente dos outros nomes da legenda no estado
Lula participa do casamento do neto em Sarapuí, no interior paulista
A cerimônia foi realizada no hotel Imperium Village Sarapuí, que pertence à vereadora Andrea Fazan (PSD), a segunda mais votada da região.
Moro critica asilo de Nadine Heredia e compara caso ao de Cesare Battisti
Na publicação, o ex-juiz da Lava Jato ainda classificou Heredia como “a primeira-dama corrupta da Odebrecht”
Carregando..