Hugo Motta (Republicanos-PB), indicado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é o principal candidato na eleição para o comando da Casa, marcada para 1º de fevereiro. Ele conta com o apoio de 17 partidos, que juntos somam 488 deputados, número bem acima dos 257 votos necessários para ser eleito.
Levantamento da Folha de S. Paulo aponta que Motta votou alinhado com o governo federal em 91% das pautas desde o início da atual legislatura, superando integrantes da base governista como Erika Kokay (PT-DF), com 86%, e Luiza Erundina (PSOL-SP), com 85%. Apesar disso, ele divergiu em pontos específicos, como a cobrança do Imposto Seletivo para armas e munições e mudanças na reforma tributária.
O Republicanos, partido de Motta, está na base do governo Lula e comanda o Ministério de Portos e Aeroportos, ocupado por Silvio Costa Filho. No entanto, o partido também apoia potenciais adversários do presidente em 2026, como Tarcísio de Freitas (SP).
O único adversário de Motta na disputa é Henrique Vieira (PSOL-RJ). Outros nomes, como Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA), tiveram suas candidaturas retiradas após negociações internas.
A eleição de Hugo Motta é considerada praticamente certa, refletindo o esforço de articulação política de Arthur Lira e da base governista para manter influência no Legislativo.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...