O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (22/1) que o governo federal começará a avaliar medidas para reduzir o preço dos alimentos nos supermercados. Para isso, o governo planeja realizar reuniões com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda, com o objetivo de desenvolver um "conjunto de intervenções" que possibilitem a redução dos preços para a população.
A alta nos preços dos alimentos foi cobrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante reunião com ministros na última segunda-feira (20/1), quando ele ressaltou que a "comida barata na mesa do trabalhador" deve ser uma das prioridades para 2025. Em resposta, Rui Costa atribuiu a elevação dos preços a eventos climáticos extremos que afetaram a produção de alimentos, como o arroz.
Em 2024, o governo tentou importar arroz através de um leilão para tentar diminuir o custo do produto. No entanto, devido à pressão de produtores e a suspeitas de irregularidades, a medida foi suspensa. Rui Costa também destacou que o governo está avaliando ações para combater o aumento nos preços já no primeiro bimestre de 2025.
O ministro também se mostrou otimista quanto à próxima safra, que ele acredita ser "muito melhor" e contribuirá para a queda nos preços ao consumidor. Ele ainda ressaltou que 2024 foi um ano atípico devido aos extremos climáticos, com seca em algumas regiões e chuvas excessivas em outras, o que comprometeu a produção de alimentos como o arroz. A expectativa, segundo Costa, é que a próxima safra beneficie a oferta e, consequentemente, contribua para a redução dos preços.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...