Dino segue Moraes e vota por pena de 9 anos de prisão a Jefferson

Ministros votam pela punição do ex-deputado, que cumpre pena em regime fechado por incitação a crimes e ataques aos Poderes
Por: Brado Jornal 10.dez.2024 às 11h57
Dino segue Moraes e vota por pena de 9 anos de prisão a Jefferson
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Em continuidade ao julgamento do ex-deputado federal Roberto Jefferson, o ministro Flávio Dino, o segundo a votar, acompanhou integralmente o relatório do ministro Alexandre de Moraes, que defendeu a condenação do ex-parlamentar a nove anos, um mês e cinco dias de prisão. A decisão prevê que a pena seja cumprida, inicialmente, em regime fechado, com um ano, cinco meses e 15 dias de detenção, seguido por sete anos, sete meses e 20 dias de reclusão.

Os votos dos ministros serão registrados no sistema da Corte até a próxima sexta-feira (13/12). Jefferson, atualmente preso no Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, foi internado após um acidente na cela em junho de 2023 e permanece sob acompanhamento médico.

O relator, Alexandre de Moraes, também propôs que o ex-deputado pague uma multa de 120 dias, no valor diário equivalente a cinco salários mínimos, totalizando cerca de R$ 200 mil, por danos morais coletivos.

A ação penal contra Jefferson é fruto de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) em junho de 2022, que o acusa de incitar a invasão do Senado e a agressão a senadores, além de sugerir a explosão do prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-parlamentar também foi denunciado por calúnia e homofobia, após fazer declarações ofensivas contra o presidente do Senado e membros da comunidade LGBTQIA+.

Roberto Jefferson foi preso em 2023 após resistir à ordem de prisão, utilizando granadas e disparando contra policiais federais.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Câmara aprova projeto que permite renegociação das dívidas estaduais com a União
PLP 121/2024, que cria o Propag, beneficia principalmente Estados com grandes dívidas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Vereador da Bahia joga dinheiro pela janela ao ser confrontado pela PF na Operação Overclean
Francisco Nascimento tentou se livrar de provas durante a ação que investiga fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
Thimoteo Oliveira declara apoio à médica Raíssa Soares como melhor candidata da direita ao Governo da Bahia: "Raíssa Soares ou ACM Neto?"
Em um discurso enfático, Thimoteo ressaltou as qualidades da médica e sua superioridade em relação ao ex-prefeito de Salvador
Caiado nega abuso de poder e anuncia que recorrerá de inelegibilidade
Em entrevista a jornalistas, Caiado afirmou que irá recorrer da decisão
Lula apresenta melhora após cirurgia de emergência para retirada de sangramento craniano, diz médico
Presidente segue internado na UTI, mas recuperação é positiva e sem necessidade de nova cirurgia
STF suspende nomeações de familiares de governador do Maranhão por nepotismo
Ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão de cargos de Marcus Brandão e outros parentes de Carlos Brandão; medida abrange também salários e benefícios
Carregando..