'Nunca debati golpe com ninguém', diz Bolsonaro

O ex-presidente deu uma entrevista à imprensa no aeroporto de Brasília, após seu retorno de Maceió
Por: Brado Jornal 26.nov.2024 às 08h17 - Atualizado: 26.nov.2024 às 08h23
'Nunca debati golpe com ninguém', diz Bolsonaro
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi indiciado pela Polícia Federal, declarou nesta segunda-feira (25) que nunca discutiu um golpe de Estado com ninguém. A afirmação foi feita durante uma entrevista à imprensa no aeroporto de Brasília, após seu retorno de Maceió.

Na última semana, a PF encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o indiciamento de 37 pessoas, incluindo Bolsonaro, por três crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Contudo, o indiciamento não implica condenação, e ainda há um longo processo jurídico a ser seguido.

As investigações da Polícia Federal envolvem planos golpistas que surgiram após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Bolsonaro nas eleições de outubro de 2022.

Bolsonaro afirmou à imprensa: "Nunca debati golpe com ninguém. Se alguém viesse falar sobre isso comigo, eu perguntaria: 'E o 'day after'? Como fica o Brasil perante o mundo?'" Ele argumentou que as consequências de um golpe seriam tão graves para o país que nunca cogitou essa possibilidade. "Agora, todas as medidas possíveis dentro da Constituição, dentro das regras, eu estudei", completou o ex-presidente.

Para Bolsonaro, falar em golpe é um "absurdo". Ele disse: "Vamos supor que eu fizesse essa loucura. Como o Brasil ficaria no dia seguinte? O mundo imporia sanções contra nós, seria um inferno aqui. Ninguém quer isso. Falar em golpe é uma loucura. Golpe com militares da reserva e apenas cinco da ativa? Pelo amor de Deus! E outra coisa, golpe acontece contra uma autoridade que já tomou posse. O Lula já tinha tomado posse? Só se fosse contra mim."

Entre os indiciados pela PF, estão 25 militares e ex-ministros do governo Bolsonaro, incluindo os generais Braga Netto e Augusto Heleno.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
Bahia: desembargador que concedeu prisão domiciliar a chefe de facção é aposentado
Luiz Fernando Lima estava afastado do cargo desde outubro de 2023, após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que foi mantida pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF)
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
PF faz operação contra grupo chefiado por chineses suspeito de crimes financeiros de R$ 6 bilhões
De acordo com a investigação, a organização criminosa operava um complexo sistema bancário ilegal de lavagem de dinheiro e evasão de divisas para pelo menos 15 países
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
Carregando..