Deltan pede que PGR suposta oferta que Jojo Toddynho recebeu para apoiar Lula em 2022

Ex-deputado federal apresentou notícia-crime
Por: Brado Jornal 26.nov.2024 às 21h12
Deltan pede que PGR suposta oferta que Jojo Toddynho recebeu para apoiar Lula em 2022
Reprodução/YouTube

Deltan Dallagnol protocolou uma notícia-crime solicitando que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue um suposto caso de caixa dois na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. O pedido se baseia em uma declaração feita pela cantora Jojo Todynho durante entrevista ao podcast Brasil Paralelo. A artista afirmou ter sido oferecida uma quantia de R$ 1,5 milhão para apoiar a candidatura de Lula na eleição presidencial. O Partido dos Trabalhadores (PT) refutou a acusação, alegando que a "notícia falsa" foi disseminada em uma plataforma de extrema direita, justamente no momento em que Jair Bolsonaro e seus aliados foram indiciados por tentativa de golpe.

Em sua declaração, Jojo Todynho afirmou: "me ofereceram um milhão e meio para fazer propaganda quando o Lula veio a se candidatar a presidente. Eu falei que não. Foram oferecidos para várias pessoas, todos os artistas que fizeram campanha política ganharam dinheiro. Ligaram pra não deixar rastro. Marcaram um almoço e falaram que era trabalho, quando cheguei lá era isso. Eu falei 'desculpa gente, não vai rolar'. Todas as pessoas que fizeram campanha, as páginas de fofoca que me atacam, todo mundo ganhou dinheiro para fazer campanha."

No documento, Dallagnol, que atualmente é embaixador do partido Novo, argumenta que as declarações da cantora levantam indícios de crimes como a omissão de pagamentos não registrados na Justiça Eleitoral, o que poderia configurar falsidade ideológica eleitoral. Além disso, ele pede que, caso seja confirmada a omissão de gastos, a PGR apure a origem dos recursos e verifique a possibilidade de lavagem de dinheiro proveniente de crimes contra a Administração Pública. Deltan também sustenta que o uso de grandes valores pode caracterizar abuso de poder econômico.

Ele escreveu: "as declarações de Jojo Todynho levantam a hipótese do uso de recursos milionários fora da contabilidade oficial, com o intuito de criar e utilizar uma suposta rede de artistas e páginas de fofocas, que poderiam alcançar milhões de eleitores brasileiros, influenciando suas decisões políticas."

O ex-deputado também solicitou que os artistas que declararam apoio a Lula sejam ouvidos para esclarecer se receberam pagamentos. Ele pede que a PGR investigue possíveis crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e abuso de poder econômico, caso os gastos fora da contabilidade oficial sejam confirmados. Caso sejam encontradas irregularidades, ele vislumbra a responsabilização penal e eleitoral dos envolvidos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Veja a íntegra do relatório da PF que indiciou o ex-presidente Bolsonaro e outros 36
Relator do caso no STF, Alexandre de Moraes enviou documento para análise da PGR
Comissão de Ética arquiva denúncia de assédio contra Silvio Almeida
Caso não está relacionado a acusações de assédio sexual que levaram a sua demissão do governo
Bolsonaro viajou aos EUA para evitar prisão, aponta documento
Presidente foi para Orlando em 30 de dezembro de 2022 e retornou em 30 de março de 2023
Sogra ateia fogo contra nora enquanto ela dormia em Pirajá
Conforme o relato da mãe, a agressora teria jogado querosene e iniciado o fogo
Moraes retira sigilo de inquérito sobre tentativa de golpe e envia relatório à PGR
A investigação, concluída pela PF em 21 de novembro, resultou no indiciamento de 37 pessoas, incluindo Jair Bolsonaro
PF faz operação contra grupo chefiado por chineses suspeito de crimes financeiros de R$ 6 bilhões
De acordo com a investigação, a organização criminosa operava um complexo sistema bancário ilegal de lavagem de dinheiro e evasão de divisas para pelo menos 15 países
Carregando..