Segurança Pública: ‘Parece que estamos enxugando gelo’, diz Jerônimo em reunião com Lula

O encontro abordou a ampliação do papel do governo federal em políticas de segurança
Por: Brado Jornal 01.nov.2024 às 11h45
Segurança Pública: ‘Parece que estamos enxugando gelo’, diz Jerônimo em reunião com Lula
Reprodução/Instagram

Durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros governadores, Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância de um acordo federal para o enfrentamento da recente crise na segurança pública. 

O encontro, realizado na quinta-feira (31) no Palácio do Planalto, abordou a ampliação do papel do governo federal em políticas de segurança e teve a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Jerônimo mencionou as dificuldades enfrentadas pelos estados no enfrentamento à criminalidade. “Status que vivemos é de necessidade da força policial. Com isso, presidente, posso dizer em nome dos governadores, ouvi esse depoimento de Cláudio [Castro, governador do Rio de Janeiro], é de que estamos enxugando gelo. A gente faz concursos, compramos armas, capacita policiais, constrói estrutura, mas os resultados são a menos do que aguardamos. A conta chega à mesa dos governadores. Queremos compartilhar essa liderança nacional”, acrescentou.

Durante a reunião, Jerônimo destacou a complexidade do combate à criminalidade na Bahia e o desejo de que a segurança pública vá além da repressão policial. “Na Bahia, temos um programa chamado Bahia Pela Paz, que é mais que aspecto legislativo. Nosso desejo era ver a segurança pública tratada com a última instância, que seria a polícia, mas se antecipando com educação, cultura, emprego e combate à fome. Estaríamos cercando o tema segurança com a polícia, trazendo ela para a última instância”, declarou o governador.

A proposta de emenda constitucional (PEC) discutida durante o encontro visa modernizar o combate ao crime organizado, ampliando as competências da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que passará a se chamar Polícia Ostensiva Federal. A nova estrutura terá autoridade sobre rodovias, ferrovias, hidrovias e apoio aos estados quando necessário.

O presidente Lula incentivou os governadores a expressarem suas preocupações sem restrições. “Eu queria que essa reunião fosse uma reunião em que os governadores não tivessem nenhuma preocupação de falar aquilo que entenderem que devam falar. É uma reunião em que não existe censura, não existe impedimento de cada um dizer aquilo que pensa, aquilo que ele acha que é verdade e, sobretudo, também fazer alguma proposta de solução para que a gente possa dar encaminhamento nesse assunto”, afirmou o presidente.

Antes da reunião com Lula, os governadores do Consórcio Nordeste se encontraram para alinhar estratégias regionais em segurança pública. Por meio de carta, eles reiteraram o apoio à criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e comprometeram-se a enviar ao governo federal, nos próximos dias, propostas para um Pacto Nacional pela Segurança Pública.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"O candidato de 2026 sou eu", diz Bolsonaro
Ex-presidente celebra a vitória do PL na maioria do país e afirma que a investigação pelo 8/1 é apenas perseguição política
Raíssa Soares responde acusações de Eduardo Bolsonaro
A médica também comentou a respeito do PL, partido em que faz parte
Flávio Bolsonaro é processado no STF por associar prefeito de Angra ao tráfico
O candidato de Flávio e do clã Bolsonaro, Renato Araújo (PL), foi derrotado por um aliado de Jordão, Ferreti (MDB
União Brasil desiste de lançar Elmar e deve apoiar Hugo Motta
Dirigentes do partido vão negociar últimos acertos para embarcar na candidatura de Motta. Tido como favorito meses atrás, Elmar Nascimento 'desidratou' e não recebeu apoio de Lira
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
'O inferno se levantou contra mim" diz Antônia Fontenelle sobre apoio ao Bolsonaro
Ela fez essas declarações durante uma entrevista ao GringaCast, gravada em Las Vegas, nos Estados Unidos
Carregando..