Valdemar defende diálogo do PL com o centro 'para ganhar em 2026'

Presidente do PL disse que o “duro é Bolsonaro aceitar”
Por: Brado Jornal 16.out.2024 às 16h03
Valdemar defende diálogo do PL com o centro 'para ganhar em 2026'
Marcello Casal/Agência Brasil

Em entrevista ao jornal O Globo nesta quarta-feira (16), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, enfatizou a necessidade de uma aproximação do bolsonarismo com o centro político e até com eleitores da esquerda no Nordeste, visando uma vitória nas eleições de 2026.

Valdemar afirmou que ainda acredita na candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estaria condicionada à aprovação de uma anistia pelo Congresso Nacional.

Segundo o dirigente, o maior desafio será convencer Bolsonaro e a “ala mais extrema” do PL, incluindo o deputado federal Nikolas Ferreira (MG), a adotar uma postura mais moderada.

“O primeiro turno expôs divergências entre o senhor e Bolsonaro. No Maranhão, o PL se coligou ao PT, por exemplo. O partido tende a ficar cada vez mais bolsonarista?”, questionou o jornalista.

E Valdemar respondeu: “Bolsonaro não tem comparação. O que ele fez para nós jamais conseguiríamos na vida. Para ele, nós vamos ter de trazer esse pessoal para o nosso lado. Há lugares no Brasil, como no Maranhão, onde não há esquerda e direita. Há gente com fome. Vamos ter de trazer esse pessoal para ganhar a eleição. Trazer não é difícil. O duro é o Bolsonaro e o pessoal da extrema direita aceitar. Eles não querem”.

Ao ser questonado se, sobre o Maranhão, “seria o caso de trocar o diretório por pessoas mais bolsonaristas?”, o presidente do PL respondeu: “E vai encontrar bolsonarista onde no Maranhão? Agora, não é difícil, se você preparar o nosso pessoal, pedir para ir tirando esse pessoal desses partidos. Passa para o nosso ou passa para um outro partido que possa estar coligado com a gente. Mas isso não pode ser dez dias antes da eleição, como ele propôs para mim: “Não queremos coligação com ninguém da esquerda””.

“É importante Bolsonaro aceitar essas alianças?”, indagou o jornalista em outro momento. “É importante porque nós temos que crescer. Nós temos que ganhar a eleição. O (senador) Rogério Marinho até falou uma boa esses dias: “Esse povo do Nordeste que vota no PT defende as nossas causas”. E é verdade isso. Agora, nós temos que ter jeito para trazer essa gente para nós. Nós temos que trazer para ganhar a eleição em 2026. Se nós não trouxermos esse pessoal, nós não temos maioria. Temos de trazer, com jeito, com Bolsonaro. Ele fez muito por nós, tem de ter jeito. Eles têm de entender. Não só ele. O Nikolas também. Ele é muito radical. Tem gente boa em todos os lugares e temos de trazer esse pessoal”, respondeu Valdemar.

“Sim, para trazer esse pessoal para a direita. Esse pessoal do centro que queira vir para o nosso lado”, afirmou o político do Centrão sobre “mais diálogo”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes vai enviar inquérito do golpe para PGR na segunda; denúncia deve ficar para 2025
O ministro não deve retirar o sigilo do relatório final da PF, que indiciou Bolsonaro, Braga Netto e outras 35 pessoas
Senado gasta R$ 7,5 mi em jogo que chama 8/1 de 'ameaça a democracia'
'Desafio Senado 200 anos' é para estudantes de escolas públicas entre 10 e 11 anos
"Alckmin escapou de envenenamento", diz Lula em jantar com Xi Jinping
O jantar aconteceu no Palacio do Itamaraty e foi fechado à imprensa
Agora: PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado
Mauro Cid deixa "mala do presídio" pronta antes da audiência com Moraes
Delatores chamados a se explicar precisam deixar tudo pronto para o caso de uma rescisão do acordo
Policial federal diz que foi cooptado por integrante Abin em plano para matar autoridades
Agente preso durante Operação Contragolpe confessou repasse de informações sobre Lula
Carregando..