Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

Os estados têm um prazo de 30 dias para enviar suas explicações
Por: Brado Jornal 20.set.2024 às 08h08 - Atualizado: 20.set.2024 às 08h08
Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (19) que seis estados da Amazônia apresentem justificativas para a alarmante concentração de 85% dos focos de queimadas em apenas 20 municípios da região. Os estados têm um prazo de 30 dias para enviar suas explicações.

A determinação do ministro foi uma consequência da segunda audiência de conciliação que envolveu representantes dos estados, do governo federal e do Judiciário, abordando medidas para enfrentar as queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Os estados devem fornecer um diagnóstico detalhado dos municípios identificados, com dados apurados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que foram apresentados pela Advocacia-Geral da União (AGU) na audiência anterior.

Conforme os dados, os focos de queimadas estão majoritariamente localizados em municípios como Apuí, Lábrea e Novo Aripuanã, no Amazonas, além de cidades em outros estados, como Pará, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins.

Além disso, Flávio Dino determinou que os estados, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizem fiscalização conjunta nos focos de incêndio e enviem um relatório sobre as atividades também dentro do prazo de 30 dias. O ministro ainda pediu informações sobre multas aplicadas nos últimos 20 dias e a manifestação da AGU sobre a acusação do governo do Amazonas de que 70% dos focos de incêndio no estado ocorrem em áreas federais.

Em uma decisão anterior, realizada no domingo (15), Dino autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para intensificar o combate às queimadas em todo o país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Igor Mandacaru fala em esperança e reconstrução de Lauro de Freitas
Candidato a vereador pelo PL afirma que haverá renovação na Câmara de Vereadores
Parlamento Europeu reconhece vitória de Edmundo González na Venezuela
A decisão contraria o resultado apresentado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, que certificou a reeleição de Nicolás Maduro.
"Se era necessário dinheiro, pedia antes", diz Rui Costa a governadores sobre incêndios
Ministro da Casa Civil rebate críticas dos chefes dos Estados afetados por queimadas e diz fazer “reunião há 3 meses”
PF indicia senadores Eduardo Braga e Renan Calheiros por corrupção
A equipe do procurador-geral, Paulo Gonet, está analisando o material para decidir se apresenta denúncia contra os senadores
"Se fosse hoje, eu não teria feito o passaporte da vacina", diz Ricardo Nunes
Candidato está fazendo um aceno aos eleitores conservadores
Capitão Alden relembra da “Cartilha da Tatuagem” e salienta importância do material
Deputado ressalta que não é contra quem usa tatuagens, mas destaca a importância de se conhecer os significados dos símbolos
Carregando..