Nunes prorroga por mais 90 dias conciliação entre União e Eletrobras

A decisão foi tomada após um pedido conjunto da Advocacia-Geral da União (AGU) e da própria Eletrobras, que argumentaram necessitar de mais tempo devido à complexidade do caso
Por: Brado Jornal 19.set.2024 às 08h49
Nunes prorroga por mais 90 dias conciliação entre União e Eletrobras
Felipe Sampaio/Agência Brasil

O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou pela terceira vez o prazo para a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF) buscar uma solução amigável entre a União e a Eletrobras. A decisão foi tomada após um pedido conjunto da Advocacia-Geral da União (AGU) e da própria Eletrobras, que argumentaram necessitar de mais tempo devido à complexidade do caso.

A primeira prorrogação ocorreu em abril, seguida por uma extensão adicional em agosto. Agora, Nunes Marques concede mais 90 dias para as negociações. A disputa gira em torno de dispositivos da Lei de Desestatização da Eletrobras (Lei nº 14.182/2021), que limitam o poder de voto da União a 10%, apesar de o governo deter 42% das ações ordinárias da companhia.

Em seu pedido, a AGU e a Eletrobras enfatizaram a importância de um acordo que contemple todas as questões técnicas e controvérsias, evitando um consenso superficial. O governo federal, por meio da ação apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, busca modificar essa regra, que, segundo argumenta, causa prejuízos ao interesse público.

A privatização da Eletrobras foi concluída em junho de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde então, a União luta para retomar maior controle sobre a empresa, contestando o modelo atual de governança e a limitação de seu poder de voto. A prorrogação das discussões representa mais uma etapa no esforço de reverter parte das regras da desestatização da maior empresa de energia da América Latina.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Internado por inflamação nos pulmões, Dias Toffoli e não tem previsão de alta
Toffoli deu entrada no hospital DF Star, de Brasília, na segunda-feira (16), com inflamação nos pulmões
Artilheiro da Copa de 1990, Toto Schillaci morre aos 59 anos
Toto, como era conhecido, lutava contra um câncer desde 2022.
Barroso cobra penas mais rígidas contra crimes ambientais
O ministro esteve em reunião presidencial para tratar sobre as queimadas
Em 7 dias, Boulos e Nunes gastam R$2 mi em anúncios no Instagram
As cifras constam na biblioteca de anúncios da Meta e referem-se a propagandas no Instagram e no Facebook no período de 7 a 13 de setembro de 2024.
Produtora que cantou hino neutro recebeu mais de R$270 mil de Boulos
O pagamento, segundo informações da Justiça Eleitoral, é referente à “produção de comício e de dois eventos de campanha”
Vereadora da Paraíba é presa em operação contra aliciamento violento de eleitores
Ela é candidata à reeleição e é suspeita de liderar um esquema que se utilizava de violência e de outros meios ilegais para tentar obrigar que pessoas de determinados bairros votassem nela
Carregando..