Nova regra do foro deve manter STF no controle de ao menos 10 ações contra Bolsonaro

A defesa de Bolsonaro argumenta que, após deixar a Presidência da República, os processos deveriam ser encaminhados à 1ª instância, já que ele não teria mais direito ao foro especial.
Por: Brado Jornal 19.set.2024 às 09h03
Nova regra do foro deve manter STF no controle de ao menos 10 ações contra Bolsonaro
Alan Santos/Agência Brasil

A nova regra do foro privilegiado, prestes a ser confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deve manter a Corte no controle de pelo menos dez ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação é da CNN Brasil.

A defesa de Bolsonaro argumenta que, após deixar a Presidência da República, os processos deveriam ser encaminhados à 1ª instância, já que ele não teria mais direito ao foro especial.

No entanto, os ministros do STF têm decidido que as investigações relacionadas ao ex-presidente estão conectadas a supostos crimes cometidos por outras autoridades que ainda possuem foro na Corte, o que justifica a manutenção dos processos no Supremo.

Com a nova norma do STF, haverá mais uma justificativa para essa permanência. A regra estabelece que as investigações continuam no STF mesmo quando a autoridade deixa o cargo, evitando o que os ministros da Corte consideram um “vaivém processual”, que poderia atrasar o andamento das ações.

Essa lógica já foi aplicada, por exemplo, no caso do inquérito contra o ex-ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, investigado por suspeitas de assédio e importunação sexual, que permaneceu no STF mesmo após sua demissão.

Bolsonaro é alvo de diversas investigações no STF, incluindo o inquérito ‘ilegal’ das fake news, o das “milícias digitais”, além dos casos das joias sauditas, supostas fraudes nos cartões de vacina e a suposta tentativa de golpe de Estado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden relembra que há três anos ele saiu de suspenso a destaque da Alba
Deputado foi perseguido e quase cassado por “crime de opinião” durante sua passagem pela Assembleia Legislativa da Bahia
STF cobra explicação da Anatel sobre volta não autorizada do X
Usuários acessaram normalmente a rede social de Elon Musk, suspensa no Brasil
Vereadora da Paraíba é presa em operação contra aliciamento violento de eleitores
Ela é candidata à reeleição e é suspeita de liderar um esquema que se utilizava de violência e de outros meios ilegais para tentar obrigar que pessoas de determinados bairros votassem nela
Bolsonaro posta no X após queda de bloqueio: “Defesa da democracia"
O ex-presidente disse ainda que “desistir não é uma opção”
Nunes prorroga por mais 90 dias conciliação entre União e Eletrobras
A decisão foi tomada após um pedido conjunto da Advocacia-Geral da União (AGU) e da própria Eletrobras, que argumentaram necessitar de mais tempo devido à complexidade do caso
Carregando..