MPT instaura inquérito para investigar Silvio Almeida

Entre as alegações, uma das vítimas de assédio sexual do ex-ministro de Lula seria a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial
Por: Brado Jornal 11.set.2024 às 07h07
MPT instaura inquérito para investigar Silvio Almeida
José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou um inquérito civil para apurar as denúncias de assédio sexual que envolvem o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. As acusações foram reveladas pela organização “Me Too Brasil”, que defende vítimas de violência sexual. Segundo a ONG, as denúncias foram autorizadas pelas supostas vítimas a serem divulgadas à imprensa, mas suas identidades permanecem em sigilo.

De acordo com as informações divulgadas, os episódios de assédio teriam ocorrido no ano passado. Entre as alegações, uma das vítimas mencionadas seria a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial. As vítimas, que preferem o anonimato, enfrentaram dificuldades para obter apoio institucional para corroborar suas denúncias, conforme relatado pela ONG.

Silvio Almeida negou as acusações em uma nota oficial, classificando-as como uma perseguição política. Em resposta às alegações, o governo federal, através da Comissão de Ética da Presidência da República, iniciou um procedimento de apuração, e o Palácio do Planalto emitiu uma nota reconhecendo a seriedade das acusações.

O MPT conduzirá investigações para determinar se houve violações trabalhistas e de assédio, o que pode levar a sanções.

Os advogados de Almeida afirmaram no dia de sua demissão que o ex-ministro está comprometido em não silenciar ou invisibilizar vítimas de violência, mantendo sua defesa pelos direitos humanos. A defesa também destacou a intenção de reforçar os mecanismos de proteção e acolhimento às mulheres e defendeu total transparência nas investigações sobre as denúncias.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro é processado no STF por associar prefeito de Angra ao tráfico
O candidato de Flávio e do clã Bolsonaro, Renato Araújo (PL), foi derrotado por um aliado de Jordão, Ferreti (MDB
PL fecha apoio a Hugo Motta para a presidência da Câmara
A sigla possui a maior bancada, com 92 parlamentares
Raíssa Soares responde acusações de Eduardo Bolsonaro
A médica também comentou a respeito do PL, partido em que faz parte
STF retoma julgamento que pode levar Collor à prisão
O julgamento prosseguirá com o voto do ministro Gilmar Mendes, que havia solicitado vista em junho, interrompendo a deliberação
"O candidato de 2026 sou eu", diz Bolsonaro
Ex-presidente celebra a vitória do PL na maioria do país e afirma que a investigação pelo 8/1 é apenas perseguição política
Marinho ameaça pedir demissão se governo cortar gastos trabalhistas
Ao ser questionado se deixaria o cargo caso o governo resolvesse fazer mudanças em temas sob a alçada do MTE, ele respondeu: “É possível”
Carregando..