Blogueiro Luís Peixoto é punido pela justiça e enfrenta possível prisão por acusações de praticar Fake News

Peixoto é conhecido por sua prática recorrente de veicular informações falsas com o intuito de difamar, caluniar e injuriar figuras públicas.
Por: Brado Jornal 11.set.2024 às 07h08 - Atualizado: 11.set.2024 às 10h59
Blogueiro Luís Peixoto é punido pela justiça e enfrenta possível prisão por acusações de praticar Fake News

Luís Peixoto, criador do site de fofocas políticas Tia Candia, foi punido pela justiça e agora está sob ameaça de prisão pela acusação de praticar disseminação de notícias falsas, difamar, caluniar e injuriar. 

Peixoto é conhecido por sua prática recorrente de veicular informações falsas com o intuito de difamar, caluniar e injuriar figuras públicas. 

O blogueiro, que possui um extenso histórico de processos judiciais contrários a ele, sempre foi descrito como um “fugitivo da justiça” por frequentemente conseguir evitar a citação dos oficiais, se escondendo em endereços incertos, fazendo com que a maior parte dos processos contra si sequer sejam iniciados. Apesar disso, recentemente, uma decisão liminar proibiu expressamente Peixoto de mencionar Leonardo Dias, que é presidente do diretório do Partido Liberal (PL) em Candeias-BA. A decisão, que foi emitida por uma juíza, baseia-se em evidências de que as publicações de Peixoto têm conteúdo injurioso e difamatório, violando tanto a legislação do Código Penal e do Código Eleitoral.

A decisão incluiu um mandado para que Peixoto cesse imediatamente suas atividades relacionadas a Leonardo Dias, cuja reputação tem sido alvo de ataques sistemáticos, há mais de 11 anos. “As publicações mencionadas pelo autor, conforme comprovado pelos prints apresentados, são dotadas de claro teor injurioso e difamatório, violando não apenas a legislação eleitoral (Lei n° 9.504/1997 e Res. TSE n° 23.610/2019), mas também dispositivos do Código Penal e do Código Eleitoral, que punem a veiculação de conteúdo falso e ofensivo contra candidatos”, escreveu a Juíza Ana Bárbara Barbuda, titular em Candeias-Ba.

Agora Leonardo Dias também acionou o blogueiro nas esferas cível e criminal e o cerco contra Luis pode se fechar, culminando inclusive com a prisão do blogueiro.

Desde o ano de 2011 até 2024, Luis Peixoto publicou um total de 638 menções a Leonardo Dias, cuja maioria foi identificada como notícias falsas e publicadas no site Tia Candia, também nas redes sociais (Facebook e Instagram) administradas por Peixoto. Segundo opiniões de pessoas próximas ao próprio Peixoto, a repetição dessas ações, para alguém que já possui mais de 42 anos de idade, demonstra um padrão preocupante não apenas de um comportamento de desocupado, mas sobretudo de um perseguidor com todas as características de um verdadeiro psicopata. É como se Peixoto ficasse o dia inteiro, no caso a maior parte de sua vida, dedicando-se exclusivamente a atividade de manchar a reputação de pessoas.

Além das questões eleitorais, agora Peixoto enfrenta Leonardo Dias também em processos na esfera cível e criminal, e pode até mesmo receber uma pena de prisão se condenado. A situação é ainda mais controversa pelo fato de que, apesar de sua condição de sempre fugir da justiça, Peixoto chegou a conseguiu registrar sua candidatura a vereador em no município de Candeias-BA. Esse fato levantou questionamentos sobre como sua candidatura foi homologada pela justiça, dada sua evasão das autoridades.

A comunidade e os observadores legais estão atentos aos próximos passos deste caso, que poderá definir não apenas o futuro de Luís Peixoto, mas também estabelecer precedentes importantes sobre a responsabilidade por disseminação de fake news e a proteção de figuras públicas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado gasta R$ 7,5 mi em jogo que chama 8/1 de 'ameaça a democracia'
'Desafio Senado 200 anos' é para estudantes de escolas públicas entre 10 e 11 anos
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Moraes vai enviar inquérito do golpe para PGR na segunda; denúncia deve ficar para 2025
O ministro não deve retirar o sigilo do relatório final da PF, que indiciou Bolsonaro, Braga Netto e outras 35 pessoas
Ministro Ricardo Lewandowski cassa aposentadoria de delegado da PF por vender informação
Alexandre Dutra é acusado de receber propina de garimpos ilegais
Mauro Cid deixa "mala do presídio" pronta antes da audiência com Moraes
Delatores chamados a se explicar precisam deixar tudo pronto para o caso de uma rescisão do acordo
Operação Contragolpe: veja quem é quem na lista dos indiciados pela PF
As pessoas foram indiciadas pela PF pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa
Carregando..