“No Brasil, ordem judicial se cumpre”, diz ministro das comunicações sobre Musk

Juscelino Filho também declarou que 'ricaço de fora do país não vai afrontar o Brasil'
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 11h10
“No Brasil, ordem judicial se cumpre”, diz ministro das comunicações sobre Musk
Reprodução/YouTube

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse nesta quarta-feira (4) que, “no Brasil, ordem judicial se cumpre”. A declaração é em referência à suspensão da rede social X (ex-Twitter), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na última sexta-feira (30). A princípio, a ordem foi descumprida pela operadora de internet via satélite Starlink. A assim como o X, a empresa também pertence a Elon Musk.

“Nós temos a Constituição federal, nós temos leis às quais todos os brasileiros estão submetidos. E não é um estrangeiro, seja ele quem for, que nós vamos admitir que venha afrontar o nosso país”, disse o ministro durante participação no programa “Bom dia, ministro”, do CanalGov.

O “estrangeiro” a quem Juscelino se referiu, sem citar nome, é o bilionário Elon Musk. Segundo o ministro, além de descumprir a decisão judicial, Musk “chega ao ponto de provocar, de afrontar” a soberania nacional. Por isso, “merece toda repulsa da população brasileira e do governo do país”.

Ele continuou: “nós temos uma soberania nacional, nós temos uma democracia, nós temos os Poderes, nós temos a legislação, nós temos a Constituição, que é obedecida por todos. E não é um sujeito com maior poderio econômico, não é um ricaço de fora do país que vai querer afrontar o Brasil dessa forma. Nós não vamos admitir isso jamais.”

Juscelino destacou que o Ministério das Comunicações e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estão trabalhando para garantir que todas as operadoras de internet cumpram a decisão de Moraes e bloqueiem o acesso ao X, sob pena de multa e cassação da outorga de prestação do serviço no país.

Questionado sobre uma eventual suspensão da operação da Starlink no Brasil, Juscelino destacou que o governo sabe “da importância dessa provedora satelital para a região da Amazônia, como várias outras”. Porém, ponderou que a Starlink é contratada, majoritariamente, para uso pessoal, e que a contratação institucional –para uso em escolas e órgãos públicos, por exemplo– “é mínima”.

“A gente sabe que alguns milhares de brasileiros usam esse serviço, mas, naturalmente, a gente não pode pôr isso à frente do respeito ao Brasil, da soberania nacional e das decisões judiciais que têm que ser cumpridas”, disse, citando a possibilidade do uso da internet oferecida pela Telebras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
'O inferno se levantou contra mim" diz Antônia Fontenelle sobre apoio ao Bolsonaro
Ela fez essas declarações durante uma entrevista ao GringaCast, gravada em Las Vegas, nos Estados Unidos
Raíssa Soares responde acusações de Eduardo Bolsonaro
A médica também comentou a respeito do PL, partido em que faz parte
União Brasil desiste de lançar Elmar e deve apoiar Hugo Motta
Dirigentes do partido vão negociar últimos acertos para embarcar na candidatura de Motta. Tido como favorito meses atrás, Elmar Nascimento 'desidratou' e não recebeu apoio de Lira
Segurança Pública: ‘Parece que estamos enxugando gelo’, diz Jerônimo em reunião com Lula
O encontro abordou a ampliação do papel do governo federal em políticas de segurança
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
"O candidato de 2026 sou eu", diz Bolsonaro
Ex-presidente celebra a vitória do PL na maioria do país e afirma que a investigação pelo 8/1 é apenas perseguição política
Carregando..