Carmén Lúcia fala em combater mentiras e critica ‘algoritmo do ódio’ durante posse no TSE

A ministra também abordou o impacto das tecnologias na disseminação de informações
Por: Brado Jornal 22.ago.2024 às 08h01
Carmén Lúcia fala em combater mentiras e critica ‘algoritmo do ódio’ durante posse no TSE
Tânia Rego/Agência Brasil

Na tarde desta quarta-feira (21), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, inaugurou o painel intitulado “A mentira destrói seu voto”, durante o Alright Summit, realizado no auditório SESI Lab. Em sua palestra, a ministra fez duras críticas à proliferação de conteúdos falsos e lamentou o que chamou de “algoritmo de ódio”. Ela enfatizou a importância de enfrentar a desinformação, as mentiras e as ficções, e destacou o papel crucial da imprensa profissional no processo eleitoral.

“Tenho repetido, há muito tempo, desde a primeira vez em que fui juíza eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral, que não se constrói uma democracia, evidentemente, sem uma imprensa livre, comprometida e responsável”, afirmou a ministra.

Cármen Lúcia também abordou o impacto das tecnologias na disseminação de informações. Ela observou que a velocidade e o volume de dados disponíveis nas telas dos celulares, iPads e televisores podem prejudicar o discernimento dos cidadãos sobre o que é verdadeiro e o que é falso. “Exatamente porque hoje todas as pessoas recebem, nas suas telas de celular, de iPad, de televisões e em todo o tipo de tela, um volume de dados que é de tal maneira vultoso que não dá para ninguém raciocinar”, explicou.

Apesar das suas críticas, a ministra reiterou seu apoio à tecnologia. “Eu não sou, em nenhum momento, alguém que acha que a tecnologia não deveria ter sido criada. Eu acho que ela tem que ser bem utilizada e em benefício do ser humano”, enfatizou.

Durante o painel, Cármen Lúcia também abordou a campanha do TSE em colaboração com a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e outras 11 instituições da área de Comunicação. A campanha tem como lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”. “É por isso que, para explicar como a mentira destrói seu voto, nós sempre pensamos em conversar diretamente com cada eleitora e cada eleitor brasileiro”, concluiu a ministra.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
'O inferno se levantou contra mim" diz Antônia Fontenelle sobre apoio ao Bolsonaro
Ela fez essas declarações durante uma entrevista ao GringaCast, gravada em Las Vegas, nos Estados Unidos
Ataque a tiros durante festa de Halloween em Orlando deixa 2 mortos e 6 feridos
Suspeito é um adolescente de 17 anos, segundo o chefe de polícia
"O candidato de 2026 sou eu", diz Bolsonaro
Ex-presidente celebra a vitória do PL na maioria do país e afirma que a investigação pelo 8/1 é apenas perseguição política
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
Segurança Pública: ‘Parece que estamos enxugando gelo’, diz Jerônimo em reunião com Lula
O encontro abordou a ampliação do papel do governo federal em políticas de segurança
STF retoma julgamento que pode levar Collor à prisão
O julgamento prosseguirá com o voto do ministro Gilmar Mendes, que havia solicitado vista em junho, interrompendo a deliberação
Carregando..