Agência do Governo quer banir Whatsapp da comunicação interna

Ricardo Cappelli, presidente da Abdi, abrirá licitação para escolha de plataforma nacional de mensagens
Por: Brado Jornal 20.ago.2024 às 09h52
Agência do Governo quer banir Whatsapp da comunicação interna
Fernando Frazão/Agência Brasil

O WhatsApp pode deixar de ser o aplicativo de mensagens utilizado para a troca de informações entre os colaboradores da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), conforme revelou a Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (19). O órgão é vinculado ao Ministério da Indústria.

Ao jornal, o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, confirmou o plano de abrir licitação para contratar empresas nacionais que forneçam serviço semelhante ao ofertado pelo popular mensageiro da Meta. Ele já havia comentado sobre o tema em seu perfil oficial no X/Twitter, na semana passada.

Segundo o antigo secretário-executivo do Ministério da Justiça, a decisão de abandonar o WhatsApp na troca de mensagens oficiais tem a ver com a recorrência dos casos de vazamentos e roubo de dados associados à plataforma. Um dos mais recentes envolve o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Na última terça-feira (13), a Folha revelou mensagens de WhatsApp de assessores de Moraes solicitando ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informalmente, relatórios sobre pessoas investigadas nos inquéritos das milícias digitais e das fake news. A publicação afirma ter 6 GB de mensagens e arquivos trocados via app que não foram obtidos por interceptação ilegal.

A ideia de banir o WhatsApp das trocas de mensagens entre integrantes da alta cúpula do governo federal é defendida por Cappelli desde o ano passado. Quando liderou interinamente o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ele criticou o uso do app e de redes sociais para repassar informes de inteligência.

Já enquanto estava no Ministério da Justiça, disse que pensava em tomar uma medida semelhante à anunciada agora. Na ocasião, teria sido discutida a substituição do serviço da Meta por uma plataforma própria a ser utilizada pela Polícia Federal.

“Alguém tem de ser o primeiro”, disse ele ao jornal, se referindo à possibilidade de substituir o WhatsApp por um mensageiro mais seguro para a comunicação interna da ABDI. Ainda de acordo com o executivo, o mesmo deveria ser feito em relação à troca de informações em outros órgãos federais e nos demais poderes da União.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tentativa de assalto termina com motociclista baleado na Ligação Lobato-Pirajá
A vítima negou-se a entregar a moto aos suspeitos, que acabaram disparando
Segurança Pública: ‘Parece que estamos enxugando gelo’, diz Jerônimo em reunião com Lula
O encontro abordou a ampliação do papel do governo federal em políticas de segurança
"O candidato de 2026 sou eu", diz Bolsonaro
Ex-presidente celebra a vitória do PL na maioria do país e afirma que a investigação pelo 8/1 é apenas perseguição política
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
Em áudio, Daniel Mastral diz que satanistas influenciam políticos
O ex-satanista disse que satanistas estão na política e na classe artística
'O inferno se levantou contra mim" diz Antônia Fontenelle sobre apoio ao Bolsonaro
Ela fez essas declarações durante uma entrevista ao GringaCast, gravada em Las Vegas, nos Estados Unidos
Carregando..