O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Santiago, capital do Chile, na noite deste domingo (4). Desembarcou em frente ao hotel por volta das 21h30, acompanhado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e se recusou a falar com jornalistas.
Disse que só falará publicamente depois da 1ª reunião com o chefe do Executivo chileno, Gabriel Boric (Convergência Social, de esquerda), marcada para 2ª feira (5.ago). Questionado sobre a Venezuela, respondeu: “Amanhã você pergunta sobre a Venezuela, o Equador, sobre a Bolívia. Eu espero que a gente fale muito sobre Chile amanhã”.
Durante sua passagem pelo Chile, cerca de 20 acordos bilaterais serão assinados. Mais de 90 estão em vigor. Uma das principais negociações deverá se dar em torno da conclusão das obras para o corredor bioceânico, projeto para interligar os oceanos Atlântico e Pacífico na América do Sul.
Brasil, Chile, Paraguai e Argentina são sócios no empreendimento, que ligará o centro-oeste brasileiro aos portos do norte do Chile.
Um dos pontos da pauta é a discussão sobre como funcionarão os serviços fronteiriços e logísticos para facilitar a exportação de produtos brasileiros a mercados do Pacífico.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...