Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela

O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 10h20
Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), representando a oposição no Senado, disse na rede social X, nesta terça-feira (30/7), que vai apresentar um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela.

“Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável”, disse o senador em sua publicação.

Desde domingo (28), quando Nicolás Maduro foi declarado presidente reeleito, diferentes países e a oposição do país contestam o resultado eleitoral. O órgão que o proclamou reeleito é coordenado pelo Executivo.

O Brasil publicou uma nota na segunda (29) sem reconhecer a vitória de Maduro, pedindo a divulgação de todas as atas eleitorais para confirmar o resultado, o que ainda não ocorreu.


Retorno de representante brasileiro

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente da República do Brasil para assuntos internacionais, esteve na Venezuela durante o pleito eleitoral. Ele deve retornar ao Brasil nesta terça para que o país formalize sua posição em relação ao resultado.

Antes de voltar a solo brasileiro, Amorim se reuniu com as equipes de Nicolás Maduro e Edmundo González, candidato da oposição no país.

Na segunda, o Itamaraty pediu que brasileiros residentes, a caminho ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se atentos sobre a situação de segurança no país.

O anúncio ocorre após a população venezuelana ir até as ruas protestar contra o resultado das eleições por considerar uma fraude. O governo do Brasil pede que brasileiros evitem áreas onde se encontram os protestos e que evitem aglomerações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF retoma julgamento que pode levar Collor à prisão
O julgamento prosseguirá com o voto do ministro Gilmar Mendes, que havia solicitado vista em junho, interrompendo a deliberação
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
"O candidato de 2026 sou eu", diz Bolsonaro
Ex-presidente celebra a vitória do PL na maioria do país e afirma que a investigação pelo 8/1 é apenas perseguição política
'O inferno se levantou contra mim" diz Antônia Fontenelle sobre apoio ao Bolsonaro
Ela fez essas declarações durante uma entrevista ao GringaCast, gravada em Las Vegas, nos Estados Unidos
Segurança Pública: ‘Parece que estamos enxugando gelo’, diz Jerônimo em reunião com Lula
O encontro abordou a ampliação do papel do governo federal em políticas de segurança
Carregando..