Brasil tem “obsessão pelo negativo” ao cobrar Judiciário, diz Barroso

Ministro declara que, mesmo prestando serviços relevantes à população, a Corte ainda é alvo de um “ressentimento” do país
Por: Brado Jornal 26.jul.2024 às 19h37 - Atualizado: 26.jul.2024 às 19h52
Brasil tem “obsessão pelo negativo” ao cobrar Judiciário, diz Barroso
Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, disse na 4ª feira (24.jul.2024) que o Brasil tem “obsessão pelo negativo” ao cobrar respostas do Judiciário. Deu a declaração ao receber a Ordem do Mérito Judiciário do TRE-AC (Tribunal Regional Eleitoral do Acre).

Segundo Barroso, o Poder vive “momentos de grande incompreensão” e “frequentemente é vítima de ataques injustos ou ataques de pessoas que não compreendem bem o seu papel ou, então, de uma certa maximização das falhas”.

“Há uma obsessão pelo negativo, pela criação de factóides de um Judiciário que, por ser independente e corajoso na defesa de muitos interesses importantes da sociedade e da democracia, se tornou alvo de todo tipo de ressentimento e da obsessão pelo negativo que infelizmente ainda domina o país”, declarou o ministro.

O presidente do Supremo declarou que “não há dia” em que não precise responder sobre gastos com segurança e que “a injustiça vai a ponto” de questionar viagens durante o recesso.

As declarações se referem a recentes episódios envolvendo ministros. A Corte defendeu que gastos com segurança para os integrantes se fez necessário “nos últimos anos” por causa da “agressividade” e “hostilidade” contra os magistrados.

Um dos casos se deu quando o STF pagou R$ 39.000 para que um segurança acompanhasse Dias Toffoli em diárias internacionais no Reino Unido, incluindo a ida à final da Champions League, em Londres (Inglaterra), a convite de um empresário.

Barroso disse ainda que o Judiciário tem “prestado serviços importantes ao país”, mas que, mesmo assim, é questionado sobre temas como as despesas com a segurança de magistrados ou viagens de férias. 

“Mas nós não nos abalamos porque nós servimos a causa materializada na Constituição e na legislação. Nós cumprimos a missão das nossas vidas e, por tanto, nem elogio e nem crítica nos desviam do caminho que escolhemos para”, disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PGR pede que PF avalie explicações do X após investigados burlarem bloqueios judiciais na rede
A solicitação foi feita no âmbito de uma investigação que apura se os usuários, cujas contas foram suspensas por decisão judicial, conseguiram contornar as restrições impostas
Felipe Neto sugere que Deolane fez algo a mais para ser presa, e irmãs rebatem
A treta entre o influenciador e a advogada começou quando ele resolveu analisar a prisão da ex-Fazenda, em Pernambuco, na quarta-feira
Ministério das Mulheres diz que acusações contra Silvio são graves
Órgão divulgou uma nota em defesa de vítimas de violência um dia após o ministro ser acusado de assédio sexual
Ministro de Lula é acusado de assédio sexual
Uma das vítimas do assédio sexual foi a ministra Anielle Franco (Igualdade Racial)
Desfile de 7 de setembro altera o trânsito em Salvador; confira
Desfile cívico será no sábado (7), no trecho entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves.
PF vai abrir inquérito para investigar denúncia de assédio sexual contra ministro de Lula
Comissão de Ética da Presidência informou que também vai apurar o caso
Carregando..