Após fala de Maduro, TSE desiste de mandar observadores para eleições da Venezuela

Por: Brado Jornal 25.jul.2024 às 09h33 - Atualizado: 25.jul.2024 às 09h38
Após fala de Maduro, TSE desiste de mandar observadores para eleições da Venezuela
Marcello Casal/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral informou nesta quarta-feira (24) que não enviará mais 2 observadores para acompanhar a eleição presidencial da Venezuela, que será realizada no domingo (28). A decisão se deu depois de o presidente Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda) criticar o sistema eleitoral brasileiro.

“Em face de falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender convite feito para acompanhar o pleito do próximo domingo”, disse a Corte Eleitoral em nota. Leia abaixo a íntegra. 

Em 17 de julho, o TSE anunciou que enviaria os funcionários Sandra Damiani e José de Melo Cruz, atendendo a pedido da Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela. A prática é praxe em período eleitoral.

No comunicado desta quarta-feira (24), a Corte voltou a defender que as urnas brasileiras são seguras e que nunca houve comprovação de “equívoco ou instabilidade em seu funcionamento”.

Sem citar diretamente o regime venezuelano, o Tribunal brasileiro também afirmou que se compromete para que os eleitores tenham “pleno respeito a sua liberdade de escolha na representação política”. 

“Na democracia brasileira, o voto do eleitor é livre e garantido democraticamente por um processo transparente, de lisura e excelência comprovada, o que assegura a confiança do brasileiro no sistema adotado“, disse.


ENTENDA O CASO

Na terça-feira (23), Maduro afirmou que o sistema de votos do Brasil é “inauditável”. Segundo ele, a Venezuela tem “o melhor sistema eleitoral do mundo”, com 16 auditorias.

“Onde mais no mundo se faz isso? Nos Estados Unidos? O sistema eleitoral é inauditável. No Brasil? Eles não auditam um único registro”, disse em comício.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Apagão SP: Presidente da Enel fala em 'normalidade'
“Nós temos 8,2 milhões de clientes. Numa operação normal, esse número oscila, inclusive, entre esse patamar de 36 mil ou até um pouco mais”, disse
Tia dos irmãos Menendez pede liberdade dos irmãos
O caso dos Menendez ganhou novos holofotes recentemente com o lançamento da série “Monstros”, que explora os assassinatos e as complexas relações familiares envolvidas
Vereador eleito, Sandro Filho mostra coragem para defender a direita em Salvador
O edil, eleito com 12.565 votos, concedeu uma entrevista ao BRADO Jornal
Bolsonaro rebate Valdemar e diz que será candidato à presidência em 2026
“O candidato para 2026 é Jair Messias Bolsonaro. Estou inelegível; por quê? Que abuso de poder econômico é estar no carro de som do pastor Malafaia? Isso é perseguição”, afirmou
Carregando..