Eleições 2024: Após citar Biden, Datena disse que será candidato

Apresentador havia dito na segunda-feira que poderia desistir como fez Joe Biden caso não houvesse consenso no partido em torno de seu nome
Por: Brado Jornal 24.jul.2024 às 11h28
Eleições 2024: Após citar Biden, Datena disse que será candidato

O pré-candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), reafirmou nesta terça-feira, 23, que não desistirá da corrida eleitoral. A declaração veio um dia após ter sido mal interpretado ao se comparar ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que recentemente anunciou que não buscará a reeleição.

Em entrevista ao Flow Podcast, Datena explicou que citou Biden apenas como exemplo para ilustrar as dificuldades de seguir em frente sem o apoio do partido. A convenção que oficializará a indicação de Datena está marcada para este sábado.

Durante a entrevista, Datena esclareceu que sua comparação com Biden não tinha a intenção de indicar uma desistência. “Biden, como presidente do maior país econômico e militar do mundo, teve a dignidade de desistir da campanha. Se eu não tiver apoio do partido, é claro que não terei condições de ajudar o povo. Foi isso que quis dizer, e não que iria desistir“, explicou.


Candidatura e apoio de Tabata Amaral

O apresentador também compartilhou detalhes sobre sua decisão de se tornar pré-candidato e mencionou o papel da deputada federal e também pré-candidata à prefeitura de São Paulo Tabata Amaral (PSB) em sua filiação ao PSDB. Segundo Datena, o plano inicial era que ele fosse vice de dela para fortalecer uma futura candidatura ao Senado.

“Quando me convidaram para ser vice dela [Tabata], para mim já estava bom, porque o meu grande objetivo era ter apoio para uma candidatura ao Senado. Esse era o meu plano. Agora, como candidato a prefeito, e esperando ganhar a prefeitura de São Paulo, não desisti de nada. Espero ir até o fim“, afirmou.


Datena ainda pode ser vice de Tabata?

Sobre a possibilidade de ser vice da deputada Tabata Amaral (PSB), Datena disse que foi trocado por um minuto de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e que ela sabia do risco de sugerir a sua mudança de partido.

“Se ela correu esse risco, me trocar por um minuto [de propaganda na TV e no rádio], ela correria o risco de o PSDB fazer uma pesquisa própria e ver que eu tinha potencial”, afirmou.

“Eu disse a ela várias vezes que não queria ir. Ela facilitou minha decisão. Me trocaram por 40 segundos, e eu não sou relógio. Não é arriscado você pegar um ativo importante da sua campanha e botar em outro lugar?”, questionou.


Críticas internas e apoio da executiva nacional

Datena assegurou ter a confiança da executiva nacional do PSDB e do presidente da legenda, Marconi Perillo. Contudo, ele voltou a comentar sobre as críticas recebidas dentro do partido. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Datena mencionou que enfrentou resistência de correligionários que preferem apoiar o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).

“Na maioria das vezes, é a política que não me quer, não sou eu que não quero a política. Preciso do apoio do partido“, declarou o apresentador nesta terça-feira.


Aécio e Perillo tentam convencer Datena a não ‘datenar’

O presidente do PSDB, Marconi Perillo, e o presidente da Fundação Tancredo Neves, Aécio Neves, vão desembarcar nesta quarta-feira, 24, em São Paulo para tentar apagar o incêndio envolvendo as especulações sobre uma eventual desistência de José Luiz Datena na disputa eleitoral de São Paulo.

Para surpresa de zero pessoas, o pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo voltou a dar sinais nesta semana de que pode desistir da disputa eleitoral. Em uma rápida entrevista para a Folha, o apresentador disse com todas as letras que poderia deixar a corrida pelo Poder Executivo caso o tucanato não parasse de sondar outros cenários sem escutá-lo previamente.

“Até eu desconfio [de uma desistência]. Se continuar essa sacanagem de que o partido está conversando com outras pessoas para colocar dentro do partido sem me avisar, eu não vou ser candidato. Se o Biden pode desistir a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam, eu desisto mesmo”, disse Datena ao jornal paulista.

Os três vão conversar na tarde desta quarta-feira. Oficialmente, eles vão falar sobre a convenção partidária de 27 de julho. Mas, na prática, tanto Perillo quanto Aécio querem acabar de vez com a possibilidade de desistência do apresentador.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Acidente com ônibus da dupla João Neto e Frederico deixa feridos
Acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (6) em Caetanópolis, na Região Central de Minas Gerais
PGR pede que PF avalie explicações do X após investigados burlarem bloqueios judiciais na rede
A solicitação foi feita no âmbito de uma investigação que apura se os usuários, cujas contas foram suspensas por decisão judicial, conseguiram contornar as restrições impostas
Após denúncia, Anielle Franco chega em Brasília para falar com Lula
A ministra estava cumprindo agenda oficial no Rio de Janeiro quando o caso veio à tona nessa quinta-feira (5)
Luiz Bacci é substituído na Record após prisão de Deolane
A data de retorno do âncora ao trabalho ainda não está definida
Carregando..