Amigo do Lula, Maduro critica Brasil por “não auditar” urnas

Presidente venezuelano diz que a Venezuela tem o “melhor sistema eleitoral do mundo”
Por: Brado Jornal 24.jul.2024 às 09h38
Amigo do Lula, Maduro critica Brasil por “não auditar” urnas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), criticou na terça-feira (23) o sistema eleitoral de Brasil, Estados Unidos e Colômbia por não auditarem o processo. O líder venezuelano, entretanto, não apresentou provas de sua afirmação. 

“Temos o melhor sistema eleitoral do mundo, com 16 auditorias”, declarou Maduro em comício. “Onde mais no mundo se faz isso? Nos Estados Unidos? O sistema eleitoral é inauditável. No Brasil? Eles não auditam um único registro. Na Colômbia? Eles não auditam um único registro”, acrescentou. No Brasil, as eleições são totalmente auditáveis. As etapas do processo eleitoral são acompanhadas por organizações e partidos políticos. Leia mais sobre o assunto abaixo. 

As críticas de Maduro foram feitas depois de o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ter afirmado que ficou “assustado” com a declaração do Maduro, feita em 17 de julho, de que poderia haver um “banho de sangue” caso perca as eleições na Venezuela, marcadas para domingo (28.jul.2024). 

“Quem perde as eleições toma um banho de voto. O Maduro tem que aprender, quando você ganha, você fica. Quando você perde, você vai embora”, afirmou Lula na 2ª feira (22.jul). 

Em resposta, o presidente da Venezuela disse, na terça-feira (23): “Eu não disse mentiras. Só fiz uma reflexão. Quem se assustou que tome um chá de camomila”. 

Em 20 de junho, o presidente venezuelano se comprometeu publicamente a respeitar os resultados do pleito em resposta à preocupação de parte da oposição e de observadores internacionais quanto à integridade do processo eleitoral. No entanto, afirmou que a oposição planeja um golpe de Estado.

O principal adversário de Maduro na eleição de domingo (28) é Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro). Ele representa a coalizão formada por 11 partidos de centro-esquerda e centro-direita. Pesquisa realizada pelo Instituto Delphos indica que Edmundo González tem 59,1% das intenções de voto ante 24,6% de Maduro. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Felipe Neto sugere que Deolane fez algo a mais para ser presa, e irmãs rebatem
A treta entre o influenciador e a advogada começou quando ele resolveu analisar a prisão da ex-Fazenda, em Pernambuco, na quarta-feira
PF vai abrir inquérito para investigar denúncia de assédio sexual contra ministro de Lula
Comissão de Ética da Presidência informou que também vai apurar o caso
João Roma mantém deputados pró governo petista no PL e afunda direita na Bahia
Azevedo continua tranquilo no PL de Roma e já afirmou em entrevista que mantém uma relação “sem preocupações” com o partido e seu presidente
Capitão Alden lançará Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio
Deputado revela que sempre teve olhar sensível sobre o tema
Acidente com ônibus da dupla João Neto e Frederico deixa feridos
Acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (6) em Caetanópolis, na Região Central de Minas Gerais
Carregando..