Eleições: Pedro Paulo desiste de ser vice de Eduardo Paes no RJ

Deputado alegou existência de vídeo íntimo que poderia atrapalhar tentativa de reeleição
Por: Brado Jornal 23.jul.2024 às 07h39
Eleições: Pedro Paulo desiste de ser vice de Eduardo Paes no RJ
Reprodução/Instagram

Principal opção do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), para o posto de vice em sua chapa à reeleição, o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) pediu nesta segunda-feira para não ser indicado ao posto. A movimentação ocorre apenas dois dias depois de a candidatura de Paes ser oficializada em convenção do PSD, realizada no último sábado, com a vaga de vice em aberto.

Paes e Pedro Paulo se reuniram nesta segunda-feira, e o deputado explicou ao prefeito que sua decisão de não participar da corrida eleitoral deve-se à suposta existência de um vídeo íntimo, que poderia ser explorado por adversários durante a campanha. 

O prefeito Eduardo Paes confirmou em entrevista o relato de que foi procurado por Pedro Paulo com um pedido para que não seja indicado ao posto de vice devido ao suposto vídeo íntimo. O prefeito afirmou que não vai se manifestar no momento, e que só vai se pronunciar sobre a indicação de vice no momento oportuno.

A movimentação de Pedro Paulo de se afastar da chapa de Paes ocorre a pretexto de preservar seus familiares de eventuais desgastes, caso a suposta existência do vídeo seja mobilizada por adversários do atual prefeito. A vida pessoal do deputado já virou munição para opositores na eleição municipal de 2016, quando concorreu à prefeitura como sucessor de Paes.

Na ocasião, veio à tona um boletim de ocorrência registrado pela ex-mulher de Pedro Paulo, Alexandra Marcondes, na qual ela relatou agressões do parlamentar. Por ter foro privilegiado, o caso de Pedro Paulo foi analisado no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). O processo seria posteriormente arquivado seguindo recomendação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que não identificou provas da agressão e inocentou o deputado.

Durante a campanha de 2016, no entanto, o caso estremeceu a imagem de Pedro Paulo, que acabou fora do segundo turno -- disputado na ocasião por Marcelo Crivella (Republicanos), que se elegeria prefeito, e Marcelo Freixo, à época no PSOL.

Caso Pedro Paulo não seja indicado a vice de Paes, o favorito para o posto passa a ser o deputado estadual e ex-secretário municipal de Casa Civil, Eduardo Cavaliere (PSD). Tanto Cavaliere quanto Pedro Paulo fazem parte do grupo de confiança de Paes, que deseja ter um vice de seu núcleo duro na campanha à reeleição. Aliados cogitam que Paes, caso reeleito, pode renunciar à prefeitura em 2026 para concorrer ao governo estadual, deixando a cadeira com seu vice.

Outro nome cotado ao posto é o presidente da Câmara de Vereadores do Rio, Carlo Caiado (PSD). Aliado histórico da família do ex-prefeito Cesar Maia, que lançou Paes na vida pública, Caiado é considerado um nome de maior trânsito na política carioca, em comparação a Cavaliere. O ex-secretário de Paes, por outro lado, é visto como nome umbilicalmente ligado ao prefeito.

Antes da movimentação de Pedro Paulo de pedir para não integrar a chapa de Paes, o deputado e o prefeito vinham cumprindo agenda política juntos. Além da convenção partidária do PSD no sábado, Pedro Paulo esteve lado a lado com Paes em um evento no qual o Podemos oficializou, no domingo, que fará parte da coligação do atual prefeito. Ambos também compareceram, no fim de semana, a um evento de lançamento da candidatura do vereador Atila Nunes (PSD) em uma quadra de escola de samba.

Interlocutores de Paes se disseram pegos de surpresa com a movimentação de Pedro Paulo, que poderia reabrir às vésperas da campanha a discussão sobre a composição da chapa do atual prefeito, que já parecia consolidada a favor do deputado. O período de convenções partidárias, quando os partidos escolhem seus candidatos ou formalizam alianças, vai até o próximo dia 6. O registro de candidaturas pode ser feito na Justiça Eleitoral até o dia 15, véspera do início oficial das atividades de campanha e da propaganda eleitoral em rádio e TV.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro rebate Valdemar e diz que será candidato à presidência em 2026
“O candidato para 2026 é Jair Messias Bolsonaro. Estou inelegível; por quê? Que abuso de poder econômico é estar no carro de som do pastor Malafaia? Isso é perseguição”, afirmou
Carregando..