PF confirma autenticidade de áudio sobre suposta rachadinha no gabinete de Janones

O Supremo pediu para que a PF analisasse um áudio de fevereiro de 2019 em que o deputado supostamente pedia doações de funcionários para quitar os gastos da campanha para prefeito de Ituiutaba (MG), em 2016
Por: Brado Jornal 26.jun.2024 às 09h19
PF confirma autenticidade de áudio sobre suposta rachadinha no gabinete de Janones
Tomaz Silva/Agência Brasil

A Polícia Federal encaminhou ao Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (25), um laudo de perícia anexado ao inquérito que investiga se o deputado federal André Janones (Avante-MG) praticou o crime de rachadinha (repasse de salários de funcionários) em seu gabinete, na Câmara dos Deputados.

O Supremo pediu para que a PF analisasse um áudio de fevereiro de 2019 em que o deputado supostamente pedia doações de funcionários para quitar os gastos da campanha para prefeito de Ituiutaba (MG), em 2016. Os peritos federais Alessander Florindo da Silva e Ronaldo Rodrigues da Silva confirmaram ser de Janones a voz na gravação.

Os profissionais compararam o áudio da reunião com outros vídeos publicados por Janones em suas redes sociais. Analisaram padrões fonéticos, traços linguísticos, gírias, dentre outras características, por meio de testes perceptivos e acústicos. A descrição consta em um documento de 34 páginas.

“Os peritos concluem que o resultado obtido (evidência) é muito mais plausível na hipótese de o locutor do material padrão ser a fonte das falas questionadas do que na hipótese de essa fonte ser outro locutor da população de referência”, afirmaram.

A gravação teria sido vazada pelo ex-assessor do deputado Cefas Luiz e feita em fevereiro de 2019, quando ele foi eleito pela 1ª vez ao Legislativo. No áudio, Janones diz que conversará em particular com os interlocutores para negociar a rachadinha e auxiliar no custeio de suas contas pessoais.

“Eu não me corromper significa não ceder à corrupção. Por exemplo, tem algumas pessoas aqui que eu vou conversar em particular depois que vão receber um pouco de salário a mais e elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito”, disse o deputado em trecho do áudio.

A PF comunicou ao ministro Luiz Fux, relator do processo contra o deputado, os próximos passos da investigação. Serão realizas oitivas e o relatório final será levado à apreciação do STF e da PGR (Procuradoria-Geral da República).


O QUE DIZ O DEPUTADO

Anteriormente, Janones já havia dito que o áudio foi espalhado “pela extrema-direita” e negou ter participado de um esquema de rachadinha.

“Usaram uma gravação clandestina e criminosa, um áudio retirado de contexto e para tentar me imputar um crime que eu jamais cometi”, disse.

O congressista solicitou que o “conteúdo criminosamente gravado” fosse divulgado na íntegra. Disse que o material teve uma edição “manipulada” e que é a 2ª vez que é imputado a crimes. “Não são verdade, e sim escândalos fabricados”, disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Telebras admite 'pedalada' e prevê rombo de mais R$ 184 milhões para 2025
Empresa afirmou que déficit do próximo ano pode superar o dobro em relação a 2024
Mani Reggo sofre derrota em processo de união estável contra campeão do BBB 24
Mani pediu na Justiça o reconhecimento da união estável com Davi, após viver um ano e meio com ele
Espanha envia 7.500 soldados para região inundada
Autoridades espanholas emitiram alerta vermelho de mais chuvas neste domingo (3)
João Roma admite conversar com ACM Neto sobre eleições de 2026
O presidente do PL Bahia, entretanto, ressaltou que uma conversa com ACM Neto não está distante
Mortes de Bruno e Dom foram por vigança, diz PF
A Polícia indiciou o "Colômbia" como mandante dos assassinatos
Porto Seguro pode ter nova eleição com pedido da Procuradoria Geral Eleitoral
Candidatura de Jânio Natal também deve ser indeferida
Carregando..