Enel pede desculpas a Lula por apagões em São Paulo, diz ministro

Giorgia Meloni pediu desculpas ao presidente brasileiro por falhas da estatal italiana Enel no abastecimento de energia elétrica em São Paulo
Por: Brado Jornal 21.jun.2024 às 10h04
Enel pede desculpas a Lula por apagões em São Paulo, diz ministro
Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (20) que o CEO global da Enel Energia, Flavio Cattaneo, pediu desculpas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos sucessivos apagões registrados em São Paulo no final de 2023 e no início de 2024.

Silveira declarou que a resposta de Lula foi questionar o quanto a empresa estava disposta a investir na capital paulista para evitar novas quedas de energia. A declaração de Silveira foi dada a jornalistas durante a apresentação das diretrizes do governo para que as distribuidoras de energia possam antecipar a renovação de seus contratos.

Depois do encontro do CEO da companhia com Lula, a companhia afirmou que irá ampliar o investimento no Brasil de R$ 11 bilhões para R$ 20 bilhões para conseguir a renovação de contrato no país.

A Enel é uma estatal italiana do setor energético e também tem operações de geração de energia no Brasil.

Depois dos apagões, o ministro da Energia subiu o tom e chegou a chamar a empresa de “laranja podre” em fevereiro deste ano.

Durante a apresentação das diretrizes, o discurso foi mais ameno. Silveira afirmou que a Enel poderá ter seu contrato renovado antecipadamente caso aceite se adequar às propostas do governo. A concessão da empresa em São Paulo vence em 2028.

“Não importa a cor do gato, o que importa é que casse o rato. Se o contrato for cumprido e os investimentos exigidos pelas novas diretrizes forem cumpridos, não vai ser uma mudança de A para B que vai resolver. Ela vai ter que se enquadrar nas condições do decreto e nas portarias que vão regulamentar o processo. Se ela se enquadrar como qualquer outra, naturalmente poderá renovar”, disse.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Carregando..