Não estou “com pressa” para votar PL do aborto, diz autor

Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) disse que a votação da matéria em Plenário terá "o ano todo" para acontecer
Por: Brado Jornal 18.jun.2024 às 08h19
Não estou “com pressa” para votar PL do aborto, diz autor
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), um dos autores do projeto que pretende punir com a mesma pena de homicídio quem interromper uma gestação com mais de 22 semanas, declarou que não tem pressa para colocar a proposta em votação na Câmara dos Deputados.

A informação foi dada por Sóstenes ao jornal O Globo. De acordo com o parlamentar, a votação da matéria em Plenário terá “o ano todo” para acontecer. Segundo o deputado, o projeto é uma promessa feita pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), quando se candidatou à reeleição em 2023.

"Não estou com pressa nenhuma. Votei a urgência e agora temos o ano todo para votar isso. O Lira tem compromisso conosco e ele pode cumprir até o último dia do mandato dele", disse.

O apoio do partido de Sóstenes, mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é visto como estratégico, já que se trata da maior bancada da Casa, com 95 deputados. A escolha do novo líder da Câmara está marcada para fevereiro de 2025.

Autor do projeto, Sóstenes lê a postura do governo – que demorou para se pronunciar sobre o caso – e a falta de resistência para conferir celeridade ao processo como um cenário onde está “tudo dominado”.

"O governo está dando corda para as feministas nesse assunto, elas estão desesperadas. Eu estou muito calmo, deixa elas sapatearem. Eu já ganhei, votamos a urgência, sem nominal, ninguém chiou, tudo caladinho, tudo dominado, dominamos 513 parlamentares. Eu sei jogar parado, eu jogo parado", afirmou.

Apenas três dias após a aprovação do regime de urgência na Câmara, que aconteceu na última quarta-feira (12), é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou contra o projeto de lei, que classificou como uma “insanidade”.

"Eu, Luiz Inácio, sou contra o aborto. Mas, como o aborto é uma realidade, precisamos tratar como uma questão de saúde pública. Eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher em uma pena maior do que o criminoso que fez o estupro", declarou o petista no último sábado (15).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula tem “liberdade de expressão” e STF “cumpre o papel que lhe cabe“, diz Barroso
Petista tem feito críticas ao STF desde que o Supremo liberou o porte de maconha; dentre elas, que a Corte não deveria “se meter em tudo”
Diretor-geral da PF participou do “Gilmarpalooza” com despesas pagas pela Fundação Getulio Vargas
A FGV foi investigada pela PF em 2022 por suspeitas de fraudes e corrupção, mas Gilmar Mendes suspendeu tudo no dia seguinte
Partido Novo denuncia ao TCU parceria do governo Lula com 'movimentos radicais' para o SUS
O programa do governo para formar agentes do SUS inclui grupos de esquerda radical. Entre os contemplados estão entidades alinhadas ao governo federal, como MST e outros grupos como Levante Popular da Juventude e Brigadas Populares
Lula não descarta anistia de presos pelo 8/1
Para Lula, anistia é uma possibilidade depois de 'apurar todas as denúncias'
Pacheco diz que recebe 'com alegria' apoio de Lula e que tem 'grande apreço' pelo presidente
Em visita a Minas Gerais, Lula disse que Pacheco é um “grande nome” para as eleições para o governo estadual de Minas Gerais, em 2026
EUA: Trump e Biden participaram do primeiro debate presidencial
Atual presidente demonstrou fragilidade e gaguejou ao falar sobre imigração; economia e segurança foram temas centrais
Carregando..