O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deu na segunda-feira (3) os parabéns ao ministro Alexandre de Moraes pelo trabalho à frente do Tribunal Superior Eleitoral. Moraes foi presidente da Corte Eleitoral de 16 de agosto de 2022 a 3 de junho de 2024.
A ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência do TSE na 2ª feira. Esta não é a 1ª vez que ela ocupa a cadeira, já tendo presidido a Corte de abril de 2012 a novembro de 2013. Na ocasião, ela se tornou a 48ª presidente do TSE, e a 1ª mulher a ocupar o posto.
Segundo Pacheco, Moraes merece os parabéns pelo trabalho em um “momento conturbado e desafiador” no Brasil, em que a “força” da democracia “foi testada e, felizmente, resistiu pela resiliência das instituições”. O ministro esteve à frente da Corte durante as eleições presidenciais de 2022.
O presidente do Senado ainda desejou sucesso a Cármen Lúcia e ao novo vice-presidente do TSE, ministro Nunes Marques.
À frente do Tribunal desde 2022, Alexandre de Moraes deu ênfase ao tema do combate à desinformação.
Logo no início da gestão do ministro, o TSE aprovou uma resolução que permitia que a Corte mandasse excluir conteúdos das redes sociais de ofício, ou seja, sem a necessidade de iniciativa externa. A regra dava mais poder ao Tribunal para remover publicações consideradas falsas ou descontextualizadas sobre o processo eleitoral daquele ano.
Em sua última sessão como presidente da Corte, na 4ª feira (29.mai), Moraes afirmou que, durante sua gestão, atuou contra o “populismo digital” nas redes sociais. Afirmou também que, mesmo com críticas de anônimos “extremistas”, não se “acovardou” em suas decisões.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...