O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta sexta-feira (31) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um “candidato natural à reeleição” em 2026.
“O presidente Lula é candidato natural à reeleição. Num sistema de reeleição, o titular é um candidato natural”, disse em entrevista à emissora BandNews. Evitou, no entanto, responder sobre participar novamente da chapa como vice do petista.
Na entrevista, o vice-presidente afirmou também que sua relação com Lula é “muito próxima”. “O presidente chama, ao Palácio, toda hora, para reuniões, apresentação de propostas. Então, tem dia que a gente se encontra 3 vezes por dia, e tem semana que se encontra 2 vezes por semana. Varia muito”, disse.
Os 2 foram adversários em diversas eleições. No entanto, em 2022, Lula procurou Alckmin para ser seu vice sob o argumento da necessidade de se construir uma frente ampla para derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro. O antigo oponente, então, deixou o PSDB e se filiou ao PSB.
Em 7 de maio de 2022, Alckmin foi formalmente apresentado como o nome que seria indicado a vice na chapa de Lula na eleição para a Presidência da República na convenção do PT, em São Paulo. Na ocasião, jurou lealdade a Lula e disse que disputas políticas fazem parte da democracia.
Em março deste ano, o presidente Lula elogiou a militância do PT por terem acolhido Alckmin em sua chapa eleitoral. Segundo o chefe do Executivo, “muita gente” duvidou que o partido aceitaria o ex-governador de São Paulo.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...