Deputado 'simula aborto' no plenário da Câmara

CFM tentou proibir assistolia fetal, método mais usado para interromper gravidezes com mais de 22 semanas
Por: Brado Jornal 28.mai.2024 às 19h05
Deputado 'simula aborto' no plenário da Câmara

Em uma sessão conjunta realizada nesta terça-feira (28/5) na Câmara dos Deputados, o parlamentar Zacharias Calil (União–GO) simulou um aborto por assistolia fetal. A reunião, destinada a analisar 17 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abordava temas como a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, as saidinhas, o setor aéreo e as fake news.

Em um momento de intervalo entre as votações, Calil tomou a palavra para expressar sua oposição à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a assistolia fetal para casos de estupro. O Conselho Federal de Medicina apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal para revogar essa decisão, inspirando o parlamentar a trazer o assunto para o plenário.

Usando bonecos e representações plásticas, o deputado demonstrou o procedimento, explicando detalhadamente sua execução. “Eu, como médico-cirurgião pediátrico (…) venho aqui mostrar para vossas excelências o que é uma assistolia fetal, um processo que gerou a suspensão pelo Supremo Tribunal de uma resolução do Conselho Federal de Medicina”, afirmou.

Segundo Calil, o procedimento envolve a injeção de substâncias como cloreto de potássio ou lidocaína no coração do feto. “O que é assistolia? O nosso coração bate assim: na sístole, ele se contrai; na diástole, ele relaxa. Quando você provoca a assistolia, o coração para em sístole, ou seja, ele não manda mais sangue nem nutriente para o organismo da criança”, explicou.

Em suas redes sociais, o deputado reiterou sua posição, afirmando que a “assistolia fetal é inaceitável e deve ser proibida o mais rápido possível”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Carregando..