‘É o novo normal’, diz ministro das Cidades sobre enchentes no RS

Jader Filho participou de uma sessão de debates no plenário do Senado para discutir as enchentes que assolam o estado e a questão climática
Por: Brado Jornal 27.mai.2024 às 15h51
‘É o novo normal’, diz ministro das Cidades sobre enchentes no RS
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta segunda-feira, 27, que tragédias climáticas como a das enchentes do Rio Grande do Sul serão cada vez mais frequentes no país. Ele participou de uma sessão de debates no plenário do Senado para discutir as enchentes que assolam o estado e a questão climática.

“Este é o novo normal. E isso nós iremos ver com cada vez mais frequência não só no Rio Grande do Sul, mas em todo este país, da seca ao excesso de chuva. E, se as nossas cidades não estiverem preparadas e adaptadas, se a resiliência das nossas cidades não for uma prioridade para este país, nas obras de prevenção a desastres, iremos ver tragédias como essa cada vez mais frequentes, onde sairá muito mais caro”, afirmou.

Além do estado de calamidade por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, o governo reconheceu situação de emergência em 10 municípios de seis estado do Nordeste que passam por uma estiagem prolongada.


Dados das prefeituras

Sobre a crise no estado gaúcho, o ministro tentou contato com quase 400 prefeitos de cidades gaúchas, mas só conseguiu conversar com 38. Ainda de acordo com ele, apenas 54 municípios apresentaram as informações sobre a quantidade de casas afetadas pelas enchentes.

“E, nas conversas e nos diálogos, os prefeitos passam a mostrar primeiro a sua aflição. Quando nós todos entramos em contato e perguntamos, muitos dizem assim: ‘ministro Jader, nós não temos sequer como mandar a Defesa Civil até os locais todos, porque não se tem como passar. […] Seria uma covardia da gente exigir que, neste momento, eles possam nos dar as informações completas, porque nós precisamos delas”, disse Jader Filho.

Segundo o ministro, a pasta precisa desse levantamento para definir, por exemplo, o valor do crédito extraordinário necessário para a reconstrução das unidades habitacionais danificadas, ao lado de ministérios como Fazenda, Casa Civil e Planejamento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Carregando..