8/1: Coronel Naime prestou depoimento no STF por mais de 5 horas

O ex-comandante de Operações da PMDF elogiou o ministro Alexandre de Moraes
Por: Brado Jornal 22.mai.2024 às 11h40
8/1: Coronel Naime prestou depoimento no STF por mais de 5 horas
Lula Marques/Agência Brasil

O coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da PMDF réu pelo 8 de Janeiro, elogiou o ministro Alexandre de Moraes enquanto passava por audiência no Supremo Tribunal Federal (STF). Respondendo ao processo hoje em liberdade provisória, Naime prestou depoimento de forma virtual nesta terça-feira (21) e começou o discurso agradecendo Moraes.

“Os atos [de 8 de janeiro] foram muito graves, não podemos admitir que tornem a acontecer dentro de um Estado democrático de direito. As medidas do STF deveriam ter sido tomadas, agradeço algumas inclusive. […] Precisava de uma reação do Alexandre de Moraes”, declarou.

Naime ressaltou por diversas vezes, ainda, que estava de licença na data, uma licença foi publicada e autorizada, e que não participou de planejamento nenhum em relação do 8 de Janeiro.

Ele chegou a ficar 461 dias preso, tendo solicitações de liberdade provisória negadas pelo ministro, mas recebeu autorização para voltar para casa em 13 maio deste ano. O coronel teve prisão preventiva decretada em 1º de fevereiro de 2023, efetivada seis dias depois e, posteriormente, reavaliada e mantida por meio de 10 decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal.

Advogado de defesa de Naime, Bruno Jordano emitiu nota reafirmando a “confiança na Justiça e nas Instituições”. “A instrução foi esclarecedora e trouxe entendimento sobre os fatos. Esperamos agora que a Justiça seja reestabelecida e que o processo se encerre com a decisão de absolvição.”

O policial militar é réu no processo que investiga possíveis omissões de membros da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) frente aos atos do de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
MP e TCU solicitam suspensão do salário militar de Bolsonaro e outros investigados
O subprocurador-geral pediu para suspender qualquer pagamento remuneratório aos outros indiciados que porventura recebam verba dos cofres públicos federais, incluindo do Fundo Partidário
Carregando..