“Números apresentados são tímidos, mas já é uma evolução”, diz Capitão Alden sobre dados divulgados pela SSP-BA

Deputado reforça que após suas interações com o órgão e mudança de foco os indicadores positivos passaram a surgir
Por: Brado Jornal 16.mai.2024 às 15h16
“Números apresentados são tímidos, mas já é uma evolução”, diz Capitão Alden sobre dados divulgados pela SSP-BA

A Segurança Pública segue como um dos principais temas de destaque quando se refere a Bahia, inclusive, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) divulgou na última quarta-feira (15), que o estado registrou uma redução de 8,7% no índice de mortes violentas, entre janeiro e maio de 2024, quando comparado ao mesmo período  de 2023. O deputado federal Capitão Alden (PL-BA), membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal (CSPCCO), reforçou que após suas interações com a SSP-BA e mudança de foco para os verdadeiros problemas de Segurança Pública na Bahia os indicadores positivos passaram a surgir.  


De acordo com o parlamentar, após ele demonstrar através de fatos e dados estatísticos que o problema da Segurança Pública na Bahia não eram os Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) e consequentemente as armas legais. A SSP-BA passou a focar seus esforços nos principais problemas de Segurança Pública na Bahia: Crime Organizado, Facções Criminosas e Tráfico de Drogas. O militar baiano traz, como exemplo, o término da narrativa contra os CACs que antes eram associados de maneira equivocada a possíveis atos ilícitos envolvendo armas de fogo.   


“A SSP-BA possui um quadro técnico bom, e isso ficou evidente com os avanços conquistados. E se o Governo do Estado não atrapalhasse, o desempenho seria ainda melhor, mas o desgoverno do ‘Partido das Trevas’ ainda insiste em tratar a Segurança Pública com cunho político. Os números apresentados são tímidos, mas já é uma evolução”, comenta Alden. 


Segundo o político, o início da mudança de postura da Secretaria de Segurança Pública foi logo após a reunião promovida por ele na sede do órgão com as presenças dos deputados federais: Cabo Gilberto (PL-PB), Sargento Gonçalves (PL-RN) e o presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, Sanderson (PL-RS). O encontrou contou ainda com a participação do deputado estadual Diego Castro (PL-BA).


Na oportunidade estiveram presentes: o titular da SSP-BA, Marcelo Werner; o subsecretário da pasta, Marcel de Oliveira; o Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Paulo Coutinho; a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini; a diretora do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira; o superintendente de Inteligência da SSP-BA, Rogério Dourado; o chefe e o diretor executivo de Gabinete da SSP-BA, Nelson Gaspar e Marcelo Olinto, respectivamente e o superintendente Regional da Polícia Federal, Flávio Albergaria.


O Capitão Alden reconhece que o secretário da SSP-BA, Marcelo Werner, e o Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Paulo Coutinho, têm se empenhado para resolver os problemas da Segurança Pública. No entanto, segundo Alden, o trabalho dos dois vem sendo comprometido por causa da “herança maldita” dos últimos governadores. “Se o atual governador insistir em seguir a ‘cartilha’ dos seus antecessores, certamente, a Segurança Pública continuará a ser uma dor de cabeça em sua gestão. Bom lembrar que o Monitor da Violência apresentou a Bahia pelo 5º seguido com o maior número de  mortes violentas no Brasil”, afirma Alden.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Principal liderança da Bahia do século 21", diz ex-secretário de ACM Neto
“O que Jaques Wagner fez no governo baiano é algo histórico”, declarou Guilherme Bellintani
Vitória! Trump é eleito mais uma vez presidente dos EUA
A vitória do republicano é um marco na história da política norte-americana
Deputado Marcel van Hattem se recusa a depor na Polícia Federal
Congressista é investigado por expor foto e criticar delegado da PF à frente das investigações do suposto golpe no Plenário; fala em “ordens ilegais”
Oh Polêmico se pronuncia sobre acusação agressão contra motoboy
Cantor de pagode descreveu caso como "assunto muito delicado"
Prefeitura de Camaçari realiza demissão em massa de servidores comissionados da administração
Estimativa é de que cerca de 3 mil pessoas perderam seus empregos
Ministro do TSE encerra ação contra Débora Régis
Após o pedido de desistência, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), decidiu exonerar o secretário municipal de Infraestrutura e presidente do PSB na cidade
Carregando..