Plenário do STF vai analisar decisão de Gilmar sobre marco temporal

Roberto Barroso pediu destaque no referendo da decisão que suspendeu os processos que tramitam sobre o tema
Por: Brado Jornal 03.mai.2024 às 14h18
Plenário do STF vai analisar decisão de Gilmar sobre marco temporal
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá debater, em sessão presencial, a manutenção da decisão do ministro Gilmar Mendes, que suspendeu todas as ações judiciais relacionadas à lei do marco temporal das terras indígenas.

O início da análise ocorreu nesta sexta-feira (03), por meio do plenário virtual, mas o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, solicitou destaque, levando o caso para deliberação no plenário físico da Corte.

Ao determinar a suspensão dos processos na semana passada, Gilmar Mendes propôs um processo de conciliação para discutir a demarcação de terras indígenas, envolvendo os poderes Executivo e Legislativo, além da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Contudo, a decisão foi criticada por líderes indígenas, que alegam que a demarcação de novas terras foi prejudicada.

A lei do marco temporal foi aprovada pelo Congresso Nacional simultaneamente à rejeição, pelo STF, da tese que limita os direitos indígenas às terras ocupadas até novembro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter vetado grande parte do projeto, o veto foi derrubado pelo Congresso.

Na sua decisão, Mendes destacou um “aparente conflito” entre o entendimento do STF sobre o assunto, em setembro do ano anterior, e o que foi aprovado posteriormente pelo Congresso, o que poderia gerar insegurança jurídica.

Antes da determinação do ministro, a PGR já havia pleiteado a declaração de inconstitucionalidade de diversos pontos da lei e solicitado que o Supremo suspendesse provisoriamente esses pontos até que houvesse um julgamento definitivo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Carregando..