A ministra da Saúde, Nísia Trindade, será ouvida nesta terça-feira, 16, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Ela deverá prestar informações ao colegiado sobre as ações, desafios, metas, planejamento e diretrizes governamentais da pasta.
Nísia também deve falar sobre o aumento dos casos de dengue no país, sobre desnutrição e óbitos entre os ianomâmis e sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A visita ocorre em meio à pressão de parlamentares do Centrão contra a ministra.
O embate mais recente se deu depois que a pasta da Saúde limitou a destinação de emendas parlamentares para programas de combate à dengue. Além dos parlamentares, Nísia também foi cobrada por resultados pelo presidente Lula (PT) na reunião ministerial do mês passado.
Outro dia, em uma reunião dos ministérios, eu disse para Nísia que ela tinha que falar grosso [na] questão na saúde. Estava aquele problema dos hospitais do Rio de Janeiro. E a Nísia respondeu o seguinte: ‘Presidente, eu não posso falar grosso porque eu sou mulher, eu falo manso’”, afirmou Lula na última semana.
Na ocasião, Nísia aproveitou para defender sua relação com o Congresso Nacional.
“Desde o ano passado, não só recebo deputados individualmente como bancadas. Bancadas lideradas por estados governados por governadores da oposição, senadores da República. Vejo que não há nenhum problema do Ministério da Saúde com o Congresso, o que eu vejo é que houve mudanças. Houve mudanças orçamentárias”, argumentou.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...