Estávamos mais próximos de um colapso do que achávamos, diz Barroso

Presidente do STF diz que o Brasil passou uma série de “sustos” a democracia e que é necessário responsabilizar envolvidos no 8 de Janeiro
Por: Brado Jornal 06.abr.2024 às 20h12 - Atualizado: 06.abr.2024 às 20h17
Estávamos mais próximos de um colapso do que achávamos, diz Barroso
Reprodução/ Brazil Conference - 6.abr.2024

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou neste sábado (6.abr.2024) que o Brasil estava “mais próximo de um colapso” do que poderiam achar. “Estamos constatando isso agora. Pior do que antecipávamos. Assustador”, disse durante painel na 10ª Brazil Conference 2024, realizada na Universidade de Harvard (EUA).

“Felizmente as instituições venceram, mas, como os fatos têm demonstrado, nós ficamos por um triz, chegamos muito perto do impensável”, disse Barroso.

Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente do STF disse que o Brasil passou uma série de “sustos” ao processo democrático.

“Nós tivemos a tentativa do voto impresso. Só quem é brasileiro sabe o risco que isso representava. Tivemos repetidas acusações de fraude eleitoral não comprovadas, politização das Forças Armadas. Tivemos o não reconhecimento do resultado eleitoral, tivemos um incentivo aos acampamentos nas portas dos quartéis, tivemos desfile de tanques na Praça dos Três Poderes no dia de uma votação importante, tivemos ataques ao Supremo, ataques à imprensa e depois tivemos o 8 de Janeiro. Foi isso o que o Brasil viveu”, disse Barroso.

O ministro também afirmou ser necessário responsabilizar todos os envolvidos no 8 de Janeiro. Perguntado sobre a atuação do Supremo, o ministro afirmou que o papel da Corte tem de voltar a ser menos “proeminente”, mas disse que não se pode ignorar os episódios como os atos extremistas.

“Acho que precisamos voltar a um tribunal que seja menos proeminente, mas não podemos fingir que essas coisas não aconteceram. Se não processarmos a tentativa de golpe e as pessoas que invadiram esses prédios do Congresso, da próxima vez todo mundo vai achar que pode fazer a mesma coisa”, afirmou Barroso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Donald Trump apresenta equipe de governo: veja os nomes
O republicano anunciou os nomes em comunicados publicados nas redes sociais
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
Carregando..