Lula autorizou negociações de reoneração de municípios, diz Rui Costa

"Negociação será feita para encontrar meio termo", disse o ministro da Casa Civil
Por: Brado Jornal 03.abr.2024 às 12h12 - Atualizado: 03.abr.2024 às 11h12
Lula autorizou negociações de reoneração de municípios, diz Rui Costa
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse nesta quarta-feira (3) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já autorizou o início das negociações sobre a reoneração dos municípios, conduzidas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

Em entrevista à GloboNews, Rui Costa disse que o acordo priorizará “o pleito justo dos prefeitos”, mas também buscará manter o equilíbrio fiscal das contas públicas.

“O ministro Haddad está tocando, dialogando com o Senado para encontrar um meio-termo, para ajudarmos os municípios muito pequenos que têm baixíssima arrecadação. Até porque, quando você desonera, você tem que compensar, dizer de onde vem o dinheiro para cumprir e pagar a aposentadoria das pessoas”, declarou o ministro.

Na terça-feira (2), Haddad afirmou que as mudanças na contribuição previdenciária de municípios serão analisadas, agora, por meio do projeto de lei do líder do Governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE). Trata-se do PL 1.027/2024.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), desidratou a medida provisória 1.202 de 2023 ao manter a renúncia fiscal de municípios de até 156 mil habitantes. Haddad, no entanto, disse que não foi consultado sobre a retirada dos trechos sobre os municípios e cobrou um pacto para reorganizar as contas públicas.

Pacheco prorrogou por mais 60 dias a MP, mas sem o trecho que determinava a redução da contribuição previdenciária de municípios com até 156,2 mil habitantes. Com isso, a renúncia fiscal continua em 2024, enquanto o governo federal diz não ter fonte de recursos para financiá-la.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
Carregando..