Ministro de Israel diz estar feliz por reunião com Tarcísio e Caiado

Israel Katz chama os governadores de SP e Goiás de “grandes amigos” e diz que fala “antissemita” de Lula não vai separar nações
Por: Brado Jornal 21.mar.2024 às 16h58
Ministro de Israel diz estar feliz por reunião com Tarcísio e Caiado

O ministro de Relações Exteriores israelense, Israel Katz, disse nesta quinta-feira (21) que ficou feliz em encontrar 2 “grandes amigos” do Estado de Israel. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) estão em viagem diplomática a Israel até sexta-feira (22).

“Fiquei feliz em me encontrar hoje com 2 grandes amigos do Estado de Israel, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que representam dezenas de milhões de brasileiros e vieram apoiar Israel”, declarou o ministro em seu perfil no X (ex-Twitter). Ele disse que as declarações “antissemitas” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vão separar as nações. E afirmou: “Nossos valores compartilhados são os inimigos de nossos inimigos, juntos venceremos”.

O ministro declarou que Israel não abriu mão do povo brasileiro, que apoia o povo judeu e simpatiza com a guerra “justa” contra organização “terrorista assassina” Hamas. E também disse que agradeceu aos governadores pela “comovente solidariedade” que foram demonstrar ao povo de Israel.

Nesta quinta-feira (21), o governo do presidente Lula criticou as declarações de Tarcísio e Caiado sobre a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. Durante encontro com o presidente israelense, Isaac Herzog na terça-feira (19), os governadores pediram desculpas pelas falas de Lula sobre o conflito.

Israel Katz virou o representante israelense mais crítico do governo Lula depois das falas do presidente em que comparou a morte em massa de palestinos ao genocídio de judeus promovido por Adolf Hitler na 2ª Guerra Mundial, em 18 de fevereiro.

Com posts quase diários sobre o assunto em seus perfis nas redes sociais nos dias seguintes à declaração do petista, Katz foi o responsável por levar o então embaixador brasileiro Frederico Meyer ao Museu do Holocausto em Israel para uma reprimenda pública diante da imprensa. O ato foi considerado desrespeitoso pela diplomacia brasileira e, na sequência, Meyer foi chamado de volta ao Brasil.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
“Se cortar direitos, deixo o governo”, diz ministro de Lula
Carlos Lupi afirma que sairá caso “direito adquirido” seja retirado ou o salário mínimo seja reduzido
“Estou fora da vida pública”, diz Temer sobre ser vice de Bolsonaro
A especulação sobre o nome de Temer foi levantada em uma entrevista do ex-presidente Jair Bolsonaro
Apresentador pede a Marabá para ser candidato a governador da Bahia em 2026; assista comentário
Para o apresentador Thimoteo Oliveira, o prefeito de LEM tem todas as qualificações para ser um bom governador
STF derruba lei que proibia vacinação compulsória
Lei municipal de Uberlândia foi aprovada em 2022
Bolsonaro diz que pedirá ao STF para ir à posse de Trump
"Você acha que ele vai apoiar Lula?", disse o ex-presidente
PGR recorre de decisão que anulou condenações de José Dirceu
Paulo Gonet afirma que não vê manipulação ou atos processuais desvirtuados contra petista
Carregando..