Valdemar diz que Bolsonaro o pressionou para questionar eleição no TSE

Na época, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, impôs uma multa de 22 milhões de reais ao PL por litigância de má-fé
Por: Brado Jornal 15.mar.2024 às 14h51
Valdemar diz que Bolsonaro o pressionou para questionar eleição no TSE
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em depoimento à Polícia Federal que foi pressionado por deputados e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral questionando o resultado das eleições. Durante o depoimento, Costa Neto ainda disse ter discordado da fala de Bolsonaro sobre supostas fraudes nas urnas eletrônicas. 

Valdemar negou que os demais deputados da coligação “Pelo bem do Brasil” (Republicanos e Progressistas) tenham autorizado o partido a ajuizar a ação no TSE.

Em 2022, o partido contratou uma empresa para realizar um parecer das urnas eletrônicas, que segundo Valdemar, custou ao PL R$ 1 milhão. De acordo com o relatório feito pelo Instituto Voto Livre, Bolsonaro tinha maioria dos votos nas urnas mais novas, já as antigas o atual presidente, Luiz Inacio Lula da Silva, tinha a maioria.

“Após as eleições de 2022, o IVL apresentou um relatório que demonstrava que nas urnas mais novas (numeradas) o presidente Bolsonaro tinha maioria de votos e nas mais antigas (não numeradas) o candidato LULA possuia maioria de votos”, apontou o depoimento da PF.

Na época, o ministro Alexandre de Moraes negou o pedido feito pelo partido para que os votos no segundo turno em urnas de modelos anteriores a 2020 fossem desconsiderados e aplicou uma multa de R$ 22 milhões ao PL.

O ministro considerou que o PL agiu por litigância de má-fé e classificou o pedido como "esdrúxulo e ilícito, ostensivamente atentatório ao Estado democrático de Direito e realizado de maneira inconsequente com a finalidade de incentivar movimentos criminosos e antidemocráticos". A litigância de má-fé ocorre quando uma das partes em um processo judicial age com deslealdade, altera os fatos ou atua para conseguir um objetivo ilegal.


Fonte: R7



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
Jornal Nacional e Fantástico despencam no Ibope após tentarem impor narrativa contra Bolsonaro
Tentativa de emplacar narrativa contra Bolsonaro faz Globo amargar queda de audiência no Jornal Nacional e Fantástico tem pior audiência de 2024
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
Carregando..