Cid detalha agenda de reuniões de Bolsonaro com militares

Entre as reuniões está aquela na qual Filipe Martins e Amauri Feres Saad apresentaram a Bolsonaro uma minuta com proposta de um decreto de golpe de Estado
Por: Brado Jornal 13.mar.2024 às 15h14
Cid detalha agenda de reuniões de Bolsonaro com militares
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Ex-ajudante de ordens da Presidência, o tenente-coronel Mauro Cid confirmou à Polícia Federal, em depoimento prestado na segunda-feira, 11, a realização de cinco reuniões entre o ex-presidente Jair Bolsonaro, membros do seu governo e militares para a discussão de um plano de golpe de Estado, publicou O Globo.

Entre as reuniões confirmadas por Cid está aquela na qual Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência, e o advogado Amauri Feres Saad apresentaram a Bolsonaro uma minuta com proposta de um decreto de golpe de Estado.

Aos investigadores, Cid afirmou que o texto foi discutido novamente em um encontro posterior entre Bolsonaro e os comandantes das Forças Armadas, após ajustes solicitados pelo próprio ex-presidente.

O terceiro encontro detalhado por Cid foi conduzido pelo coronel Bernardo Romão Correia Neto, assistente do Comando Militar do Sul na época.

Realizada em 28 de dezembro de 2022, a reunião contou com a participação de oficiais com formação em forças especiais e assistentes de generais supostamente favoráveis ao golpe.

Segundo o jornal, mensagens interceptadas no celular do tenente-coronel revelaram que Correia Neto foi responsável por selecionar os convidados do encontro que discutiu a execução de um golpe de Estado.

Em 12 de dezembro de 2022, um quarto encontro foi realizado com a presença do major Rafael Martins. Durante a reunião, os militares teriam discutido a estratégia para implementar um golpe.

Conversas no celular de Cid mostram que Rafael Martins solicitou ao ex-ajudante de ordens de Bolsonaro o pagamento de 100 mil reais para financiar a viagem de manifestantes a Brasília.

Além disso, Mauro Cid também confirmou a realização da reunião ministerial de 5 de julho de 2022, na qual o general Augusto Heleno, ex-ministro do GSI, sugere uma virada de mesa.

À PF, Cid afirmou que estava presente na reunião para operar os equipamentos e fazer gravações a pedido de Bolsonaro.

O vídeo do encontro foi encontrado pela PF no computador do ex-ajudante de ordens da Presidência.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Exército criará cidade para simular combates; valor é de R$ 5,6 mi
Projeto visa 'aprimorar a capacitação das tropas em cenários urbanos, com 66 edificações e estrutura permanente para simulações realistas'
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
Jornal Nacional e Fantástico despencam no Ibope após tentarem impor narrativa contra Bolsonaro
Tentativa de emplacar narrativa contra Bolsonaro faz Globo amargar queda de audiência no Jornal Nacional e Fantástico tem pior audiência de 2024
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
Carregando..