Abin paralela: Inquérito da PF cita chefe da Abin de Lula como ‘investigado’

Um dos relatórios revela que, mesmo antes de ser nomeado diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa já participava de reuniões da diretoria da agência
Por: Brado Jornal 12.mar.2024 às 13h51
Abin paralela: Inquérito da PF cita chefe da Abin de Lula como ‘investigado’
Agência Brasil

 Documentos sigilosos obtidos pelo jornal Folha de S. Paulo mostram que o atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, foi citado em ao menos quatro relatórios sobre o suposto esquema de arapongagem ilegal no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. As informações foram publicadas nesta segunda-feira, 11.

Um dos relatórios da investigação da Polícia Federal (PF) se refere a Corrêa como "investigado". Os documentos estão inseridos na investigação sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Até agora, as decisões de Moraes que foram tornadas públicas reproduzem manifestações da PF sobre no sentido de que a atual gestão da Abin tomou atitudes que atrapalharam as apurações, mas o ministro não fez nenhuma menção direta a Corrêa.

Corrêa assumiu o comando da agência em maio de 2023. Ele é um antigo auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi diretor-geral da PF no primeiro mandato do petista.

Em uma entrevista recente, Lula reafirmou manter a confiança no chefe da agência de inteligência.

"O companheiro que indiquei para ser diretor-geral da Abin é um companheiro que foi meu diretor-geral da PF entre 2007 e 2010", disse Lula, em entrevista à rádio CBN de Recife. "É pessoa que tenho muita confiança."

A Abin está no foco de investigação da PF desde março do ano passado. Foi quando veio à tona a informação de que a gestão Bolsonaro supostamente usou o programa FirstMile para investigar adversários políticos, por meio de localização geográfica.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
Carregando..