Funcionalismo público precisa ser mais ágil, diz Rui Costa

Ministro da Casa Civil diz ser preciso uma “fungada no cangote” para dar agilidade ao serviço público
Por: Brado Jornal 11.mar.2024 às 16h24
Funcionalismo público precisa ser mais ágil, diz Rui Costa
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (11) que o funcionalismo público tende a ter “inércia grande” e precisa ser mais eficiente. 

Segundo Costa, que já foi governador do Estado, o funcionalismo público precisa de uma “fungada no cangote” para ter mais agilidade. O ministro ressaltou que o povo precisa de serviços “para hoje” e disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabe como cobrar os funcionários do setor público.

“Há uma tendência a inércia grande, em geral, no serviço público. Tem uma velha frase: ‘não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje’. Então, às vezes, se você deixar solto, pessoal ‘deixe para semana que vem, não tem necessidade de fazer agora, ou deixe para amanhã’. Na verdade, é preciso fazer hoje e não amanhã. Porque o povo precisa é hoje“, declarou. 

“Digo sempre que quem é prefeito, governador, presidente da República tem que pisar no calcanhar, fungar no cangote para as coisas andarem“, afirmou Costa.

Uma das principais bandeiras do PT, o funcionalismo público têm causado problemas ao governo Lula. Funcionários do Banco Central realizaram, em fevereiro, uma greve de 48 horas. Eles pediam reajuste salarial, além de bônus por produtividade.

Outro órgão em greve é o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A paralisação, que já dura 2 meses, tem como objetivo pedir melhores condições de trabalho e remuneração. Funcionários do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade também aderiram à greve.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Churrasco em horário de atendimento expõe realidade preocupante na saúde pública da Bahia
A imagem contrasta com a seriedade esperada de um ambiente que deveria estar totalmente dedicado ao atendimento da população.
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
Carregando..